Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba convida para Lançamento do Edital Judith Grossman, e para o lançamento coletivo de quatro novos títulos

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o Lançamento do Edital Judith Grossmann (edital geral de publicações da Edufba), que acontece no dia 05 de setembro, das 18h30 às 20h30, na Sala dos Conselhos da Reitoria da UFBA, localizada no Canela.

O evento apresentará os editais deste ano que homenagearão Judith Grossmann, Professora Emérita da UFBA com uma vasta produção acadêmica e literária e que exerceu a atividade teórico-crítica, sendo autora de inúmeros ensaios. Serão lançados três editais que atenderão demandas para publicações impressas, eletrônicas e infanto-juvenis. Haverá também o lançamento de quatro novos títulos, com a presença de seus respectivos autores ou organizadores, que estarão disponíveis para sessão de autógrafos e bate-papo, após o lançamento. Confira o Edital no link.

Com o objetivo de difundir e promover maior acesso às produções científicas de diferentes áreas do conhecimento, a Editora vai oferecer descontos de 50% para os seus lançamentos, e de 40% para os livros publicados no primeiro semestre de 2017.

Serviço:

O quê: Lançamento do Edital Judith Grossmann

Quando: 05 de setembro de 2017

Horário: das 18h30 às 20h30

Onde: Sala dos Conselhos, Reitoria da UFBA, Canela, Salvador.

Confira os títulos que serão lançados na ocasião:

terça-feira, 5 Setembro, 2017 - 18:30

Entre reflexões e relatos: vozes de sujeit@s implicad@s com a gestão educacional

O livro relata as experiências vivenciadas na implementação da quarta edição do Curso de Especialização em Gestão Escolar (CEGE) da UFBA, que foi elaborado e praticado na modalidade de Educação a Distância (EaD) através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de livre acesso, conhecido como Moodle. A obra também aprimora alguns aspectos teórico-metodológicos da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na prática educativa dirigida aos professores em exercício da função de gestor e vice-gestor nas escolas públicas de educação básica da Bahia. Os artigos presentes cumprem a função de subsidiar teoricamente as discussões sobre a gestão educacional e escolar.

Jogos digitais, entretenimento, consumo e aprendizagens: uma análise do Pokémon Go

Organizador(a):

O livro reúne capítulos, onde é discutido o fenômeno do Pokémon GO, jogo digital, produto da transmidiática e famosa franquia Pokémon (PK), sob distintos pontos de vista. Neles são abordados questões que vão além da função de entretenimento do jogo, e aponta possibilidades de mediação no processo de ensino-aprendizagem, análise da estrutura narrativa da mitologia Pokémon e os percursos que interfaceiam a relação infância, consumo e a franquia, apresentando questões técnicas, lúdicas, pedagógicas, entre outras, interessando aqueles são usuários dos jogos digitais e aqueles mais resistentes à presença e interação das interfaces digitais.

Levanta, mulher, e corre a roda: dança, estética e diversidade no samba de roda de São Félix e Cachoeira

O livro traz o olhar feminino na arte de dançar o samba de roda, tendo o objetivo de refletir, apresentar, analisar e compreender esta arte no Recôncavo Baiano,  especificamente, nas cidades de São Félix e Cachoeira, sob a perspectiva  da etnocenologia. É uma contribuição para a literatura brasileira, no que se refere aos estudos afro-brasileiros, tão ainda carente na formação educacional, aliando métodos de pesquisa – relatos, descrições, entrevistas, registros e reflexões sobre a experiência vivida no campo, visando o reconhecimento e identificação de elementos de matrizes africanas, já transculturadas e reconceituadas através de processos que envolvem relações de poder, de sexo, de geografia e o samba de roda, expressão cultural resultante dos processos diaspóricos, como lugar da memória, ancestralidade e criatividade.

Riso e educação: prólogo de uma paideia

O livro discute o papel do humor na educação. Com argumentação a partir da obra de Bergson e de Bakhtin, a autora aponta o papel que o humor pode desempenhar na sala de aula, nos ambientes acadêmicos e seus exteriores. Endereçando sua análise aos educadores, no mais amplo sentido que este conceito compreende, ela nos propõe um desafio: por que não trazer o distanciamento crítico que o humor provoca – e do qual parte – para a situação de aprendizagem?