Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Edufba na Bienal da Bahia 2024: Denise Carrascosa lança livro pela Editora

Edufba na Bienal da Bahia 2024: Denise Carrascosa lança livro pela Editora

A Edufba está entre os expositores da Bienal do Livro Bahia 2024, que ocorre entre os dias 26 de abril e 1º de maio com o tema “As Histórias que a Bahia Conta”. Entre os titulos disponíveis no stand da Editora estará Corpo de vento: Exu da teoria: travessias crítico-performativas pelas artes negras, da critica literária Denise Carrascosa, que será lançado no segundo dia de evento. O lançamento ocorre após o bate-papo no Café Literário, na mesa intitulada "O desafio das ruas", em que Carrascosa é uma das convidadas. 

 

Denise Carrascosa é doutora em crítica literária e cultural, com pós-doutorado em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, tradutora literária, advogada e professora associada do Instituto de Letras na Universidade Federal da Bahia. A autora coordena há 14 anos o projeto “Corpos Indóceis e Mentes Livres: trabalho de arte-educação” para escritas literárias no Conjunto Penal Feminino do Complexo Penitenciário Lemos Brito, na Bahia, onde construiu, junto com mulheres presas sentenciadas, a Biblioteca Mentes Livres (2012), possibilitando remição de pena pela leitura. Denise é autora de outros três livros e organizadora de outros dois. Ano passado, lançou O Pacto de Bocapiu: a cumplicidade silenciosa do Feminegricídio de Estado nas prisões na FLIP. 

A autora compartilha a mesa com Bruno Paes Manso, jornalista e autor de A república das milícias e A fé e o fuzil, livros premiados sobre o crime organizado em São Paulo e no Rio, para debater sobre segurança pública e o conjunto complexo de políticas necessárias para incluir as populações em situação de vulnerabilidade e aplacar a violência urbana.

O evento conta com a participação de mais de 170 autores de todo o Brasil, com mesas de bate-papo e sessões de autógrafos, além dos stands de exposição de dezenas de editoras e livrarias. Além de Denise, participarão da Bienal outros três autores da Editora: Dilman Fernandes (autor de O fascinante zoológico de Olívia) e Cristina Saldanha (autora de Mapas, traçados e tranças: a sabedoria de um povo chamado Nagô), na mesa “Livro Infantil: Histórias Transformadoras” em 27/4; e Andressa Ribeiro (autora de Experiências transmasculinas : o limiar entre corpo, gênero e desejo na constituição de um sentido de si) na mesa “Gênero, Transexualidade e corpo: histórias de corpos dissidentes” no dia 28/4.

 

Serviço:

 

O que: Bienal do Livro Bahia 2024

Onde: Centro de Convenções. Av. Octávio Mangabeira, 5.490 - Boca do Rio, Salvador.

Quando: 26/4 a 1/5/2024

Ingressos: R$30/R$15 (inteira e meia) no site Sympla

Data: 
sexta-feira, 26 Abril, 2024 - 14:00

Corpo de vento: Exu da teoria: travessias crítico-performativas pelas artes negras

O livro convida para uma roda de conversa sobre alguns modos de ser e de usar a literatura, um espaço de troca no qual ventos diversos circulam, injetando energias e estéticas variadas. Organizado em sete “giras” , desde o sumário, incita a pensar, raciocinar fora da linha reta e no interior de uma lógica que foge da rigidez de uma certa tradição teórica ocidental, sem desprezar o rigor ou a seriedade crítica. Textualidades literárias, proposições e reflexões teóricas são colocadas lado a lado para discutir temas muito caros à crítica literária contemporânea, tais como “a crise da representação”, pós-colonialidade, pós-escravismo, performances, racismo e direitos humanos, dentre outros. Os textos exploram conceito-fundamentos como Exu da teoria, encantoria, crítica performativa, odusciência, corpo movimento.

Compre aqui

Experiências transmasculinas : o limiar entre corpo, gênero e desejo na constituição de um sentido de si

O livro aborda a constituição da identidade de gênero de pessoas transmasculinas a partir da relação entre corpo, gênero e desejo. A obra questiona as perspectivas que concebem as experiências trans como patologias, anormais ou desviantes, e aponta para novos horizontes interpretativos que concebem a constituição dessas identidades em sua dimensão de contingència e virtualidade como qualquer outra identidade gênero corpórea, seja ela cis ou trans, questionando assim o determinismo biológico presente nas concepções biomédicas do mundo contemporâneo. Ao combinar o rigor metodológico com perspectivas teóricas inovadoras no campo dos estudos de gênero e sexualidade como o diálogo dos estudos queers com a fenomenologia da percepção, o livro apresenta uma abordagem revolucionária sobre a constituição de identidades de gênero, tendo como foco as experièncias transmasculinas.

Compre aqui

Mapas, traçados e tranças: a sabedoria de um povo chamado Nagô

Este livro infantil revela a sabedoria do povo Nagô e sua estratégia para usar as tranças como meio de libertação da escravidão. É a primeira obra de uma série que tem como principal objetivo resgatar histórias desconhecidas do povo africano no decorrer da sua trajetória pelo Brasil. Trata-se de uma leitura que encanta tanto crianças quanto adultos(as).

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram