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EDUFBA promove último Lançamento Coletivo de 2012 (13/12/2012)

No dia 13 de dezembro a Editora da Universidade Federal da Bahia lança nove livros de diversas temáticas

 

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) realiza o sexto e último Lançamento Coletivo de 2012. O evento acontece na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, da UFBA,em Salvador. Na ocasião, os autores recebem o público – que pode adquirir os livros com preços promocionais – para sessão de autógrafos. O Lançamento Coletivo EDUFBA – Dezembro de 2012 apresenta nove obras de diferentes áreas do conhecimento, como Educação e História. O objetivo é realizar um intercâmbio entre os diferentes campos de estudos do âmbito universitário e tornar a produção acadêmica mais acessível para a sociedade.  A EDUFBA, ao longo dos seus 20 anos, já publicou mais de 800 livros e, recentemente, alcançou a média de 100 títulos por ano. Visando apoiar as políticas de livre acesso à informação, as obras publicadas, resultante de pesquisas realizadas no âmbito da UFBA, seis meses após o lançamento, mediante cessão de direitos autorais, são disponibilizadas gratuitamente no Repositório Institucional da UFBA. Atualmente, a EDUFBA conta com três livrarias próprias localizadas nos campi da UFBA, além de estar presente em diferentes pontos de venda em todo o Brasil. Membro da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).   Conheça os livros que integram o Lançamento Coletivo EDUFBA – Dezembro de 2012:  
Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Dezembro de 2012 Quando: 13 de dezembro, quinta-feira, das 17h30 às 20h30 Onde: Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho (Campus Canela, UFBA – Rua Basílio da Gama, s/n, Canela – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita

Data: 
quinta-feira, 13 Dezembro, 2012 - 17:30

O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares

Dividida em três partes – Formação, Práticas e Lugares – O professor e a educação inclusiva propõe-se a discutir a temática a partir destas diferentes perspectivas. Dessa forma, trata dos aspectos da formação do docente que o habilitam a fomentar um ambiente de inclusão para o aluno com deficiência, das práticas, ferramentas e recursos que auxiliam o estudante nesse processo e também das instituições de ensino que vem obtendo bons resultados e servem de inspiração e exemplo.

Violências intencionais contra grupos vulneráveis: crianças, adolescentes, adultos jovens, mulheres e idosos

Entre outras questões, são discutidas na obra a violência nas escolas a partir da perspectiva dos professores, o abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes e o atendimento hospitalar prestado a estas vítimas, os maus tratos e a negligência praticados contra idosos e a dupla perspectiva da violência entre os adultos jovens: vítimas e praticantes.

O saber e o trabalho docente: concepções e experiências

A partir do levantamento de referências sobre o saber e o fazer docente, a obra tem como proposta responder as seguintes questões: que referências aproximam/distanciam tais dimensões (ou processos) da vida humana? Como essas referências foram/são veiculadas na produção teórica brasileira e internacional? Busca entender também a relação entre saberes e fazeres, tendo em vista a atuação docente.

Avaliação e resiliência: diagnosticar, negociar e melhorar

Partindo do princípio de que toda avaliação tem um triplo caráter, o de diagnóstico ou pesquisa, o de tomada de decisão ou gestão e o de melhoria do processo avaliado, Avaliação e resiliência: diagnosticar, negociar e melhorar analisa o caráter final da avaliação, integrando o ciclo de títulos publicados pela EDUFBA sobre a temática da avaliação educacional. A obra discute as melhorias possíveis para a Educação Básica, o Ensino Superior, as políticas, programas e projetos para a Educação e as próprias teorias e metodologias de avaliação educacional.  

Navegações da cabeça cortada: breve incursão no campo dos estudos clássicos

Autor(a): 

Dividido em 4 partes, o livro passeia por diversos filósofos e histórias da antiguidade clássica, como os hinos homéricos e a tragédia grega. O autor parte da memória – Mnemósine, Deusa que personificava a memória -, como recomendavam os poetas gregos e, posteriormente, traz uma reflexão sobre o signo-monumento, aborda uma face trágica da poesia e evoca Orfeu.

Um pé calçado, outro no chão: liberdade e escravidão em Sergipe (Cotinguiba, 1860-1900)

Co-editado pela EDUFBA e pela Editora Diário Oficial, este livro objetiva analisar a conjuntura social da região da Contiguiba nas últimas décadas que antecipam a Abolição. Maior zona de produção açucareira de Sergipe d’El Rey, a Contiguiba abrigava também a maior população de negros cativos da província. É neste contexto que são analisadas as tensões sociais, políticas e raciais na região, as vias da resistência negra à escravidão e da elite às leis emancipacionistas.

Jogo de discursos: a disputa por hegemonia na tradição da capoeira angola

Partindo de fontes variadas, como jornais, entrevistas e observação direta, Magalhães Filho problematiza e analisa a questão da tradição na Capoeira Angola, as tentativas de legitimação desta prática (como a criação de um centro representante da categoria e a participação em shows folclóricos), sua reascensão em meados dos anos 1980 e a disputa por espaço entre esta e outras modalidades da capoeira. Também são apresentadas na obra definições de “tradição” dadas pelos próprios mestres angoleiros.

Desigualdades sociais, educação e ação política entre outros textos

Dividido em duas partes, o livro traz textos acerca da reestruturação das Universidades brasileiras, pois, de acordo com Roberto Santos, este “foi um dos marcos mais importantes da evolução do ensino superior e da história da pesquisa técnico-científica no Brasil”. Também estão incluídos na obra discursos e artigos referentes a assuntos com os quais o autor tem trabalhado ao longo de sua carreira no serviço público brasileiro.

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