Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / EDUFBA realiza lançamento de livros durante o IX ENECULT (05/09/2013)

EDUFBA realiza lançamento de livros durante o IX ENECULT (05/09/2013)

No dia 11 de setembro, quarta-feira, a partir das 19h30, será realizado o lançamento de quatro livros da Coleção CULT da Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA). O evento integra a programação do IX Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (ENECULT), que acontece de 11 a 13 de setembro no Foyer da Sala de Arte Cinema da UFBA. Na ocasião, serão apresentados ao público os seguintes livros:

quarta-feira, 11 Setembro, 2013 - 19:30

Desleituras cinematográficas: literatura, cinema e cultura

Os textos reunidos nesta obra são de autoria de diversos pesquisadores e tratam, das relações existentes entre literatura, cinema e cultura. O prefácio é de autoria de Silviano Santiago e a coletânea é composta por nove capítulos, que abordam temas como: os discursos literários e cinematográficos a partir de aspectos das teorias culturais contemporâneas e dos conceitos tradicionais de filosofia da linguagem; filme e literatura cyberpunk; estratégias de tradução; a narrativação da violência no Brasil, através dos casos de Cidade de Deus e Tropa de Elite; entre outros.

Federalismo e políticas culturais no Brasil

O livro reúne reflexões sobre a materialidade da proposta democrática do Ministério da Cultura (MinC) durante o governo Lula. Os artigos são assinados por pesquisadores de vários estados brasileiros, o que compõe um painel amplo de experiências político-culturais e facilita a análise do contexto político de cada estado do país, da configuração do órgão gestor cultural estadual e da existência (ou não) de ligações, parcerias e projetos comuns entre eles e o Ministério da Cultura.

Política e gestão cultural: perspectivas Brasil e França

Reunindo algumas discussões que foram originalmente apresentadas no I Seminário Internacional Brasil-França de Política e Gestão Cultural – Olhares cruzados, realizado em maio de 2010, a obra busca desfazer alguns mitos sobre política cultural, com o objetivo de repensar o papel do Estado na cultura e tentar construir políticas que deles escapem. Um desses mitos é o de que qualquer pessoa poderia tocar um projeto cultural.

Estudos e políticas do CUS – Grupo Cultura e Sexualidade

Os textos reunidos nesse livro representam parte da produção acadêmica realizada pelo grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), criado em 2007 no interior do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), órgão complementar da Universidade Federal da Bahia. Todas as análises e reflexões contidas nos textos, que em sua maioria tratam sobre produtos e fenômenos da cultura, sofrem forte influência dos estudos queer.

Caçadores de risos: o maravilhoso mundo da palhaçaria

Autor(a):

Fruto da pesquisa de doutorado em Artes Cênicas no PPGAC/UFBA, o livro traz como foco a arte do palhaço através de seu aspecto dramatúrgico, que diz respeito a seu espetáculo e a características particulares de sua forma de atuação. A esta dramaturgia o autor dá o nome de palhaçaria, que é carregada e vendida pelo palhaço por todo o caminho que ele percorre, seja nas ruas, nos circos, teatros ou hospitais.

Nas asas da borboleta: Filosofia de Bérgson e Educação

Esta obra apresenta a Pedagogia da Duração em um texto poemático-filosófico. A partir das ideias de Bérgson, a autora fala sobre a linha tênue entre o fluir do tempo e o espaço sólido. Rita Célia reúne os conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico com sua vocação para a poesia e o resultado é um livro que vai além da pedagogia de Bérgson, utilizando-o apenas como um interlocutor.

Deus, ou seja, a natureza: Spinoza e os novos paradigmas da física

Este livro mostra como o pensamento científico pode caminhar em espirais, de forma que ideias novas e revolucionárias podem conter, mesmo que inconscientemente, ideias religiosas, artísticas ou metafísicas. Para ele, não é prioritário saber como nascem e evoluem as ideias científicas, nem estabelecer vínculos entre elas, mas entender como aplicá-las de modo a produzir efeitos práticos e imediatos.