Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo EDUFBA – Maio de 2012 apresenta 15 livros (09/05/2012)

Lançamento Coletivo EDUFBA – Maio de 2012 apresenta 15 livros (09/05/2012)

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o primeiro lançamento coletivo de 2012, que integra as comemorações de seus 20 anos de atividade. O evento ocorre no dia 9 de maio, quarta-feira, às 17h30, no hall da Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA, ao lado da Livraria EDUFBA, localizada no Canela, em Salvador. Na ocasião, 15 livros de diversas áreas do conhecimento serão apresentados ao público, que pode adquiri-los a um preço promocional. A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA é uma iniciativa que visa promover um maior diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzidos na universidade. Em 2011, a EDUFBA realizou cinco lançamentos coletivos e dezenas de lançamentos individuais. A expectativa é que o sucesso destes números repita-se em 2012, que é um ano de comemorações na Editora. Conheça, abaixo, as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo EDUFBA – Maio de 2012:

   Formação, trabalho, sociedade e conhecimento: a escuta de conceitos enredados no cotidiano do sujeito Organizadoras: Adriana Paula Oliveira Santos e Vera Fartes Dividida em três blocos, esta publicação entende que a formação requer o sujeito na sua singularidade, mas também nas suas condições de vida coletiva. Relacionando-se intrinsecamente com a educação, a construção de identidade do indivíduo e as exigências do mundo do trabalho na sociedade contemporânea, a formação exige a interação entre o pessoal e o social, o eu e o outro. Assim, esta obra apresenta e problematiza temas importantes para reflexão sobre educação, formação, diversidade, trabalho, desenvolvimento profissional, sociedade e o conhecimento na atualidade. Preço de lançamento: R$ 30,00   

Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Maio de 2012 Quando: 09 de maio, quarta-feira, das 17h30 às 20h30 Onde: Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho (Campus Canela, UFBA – Rua Basílio da Gama, s/n, Canela – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita

Data: 
quarta-feira, 9 Maio, 2012 - 17:30

A construção da escola primária na Bahia: guia de referências temáticas nas leis de reforma e regulamentos (1890-1930) Vol. 1

Integrante da coleção Memória da Educação na Bahia, esta obra reúne documentos sobre a construção da escola primária na Bahia entre os anos de 1890 e 1930. Divide-se em três partes: Do direito à educação primária: prescrições sobre oferta e acesso, que aborda questões relacionadas à responsabilidade de criar escolas; Organização do ensino em geral, que trata da estrutura do ensino público e primário, dos objetivos da instrução pública e da administração do ensino; na última parte, A escola primária: seus professores, organização e materialidade, são discutidos assuntos como o papel e a capacitação dos professores no ensino primário, os tipos de classificação das escolas e a inspeção escolar.

Avaliação: metodologias no campo da saúde e da formação

Os oito capítulos que compõem a obra são originados de pesquisas realizadas no campo da avaliação pelo grupo de pesquisa Gerir, da Escola de Enfermagem da UFBA. A obra busca estimular pesquisas avaliativas e sua utilização como instrumento de gestão. Descreve como se dá o uso de metodologias de base construtivista, mas sem negar a contribuição dos dados quantitativos. Ao mesmo tempo, consolida as abordagens de tipo qualitativo na avaliação, o que reforça a concepção da universalidade das ciências.

Bêabá da Bahia: guia turístico

Autor(a): 

Esta edição, publicada sessenta anos depois da primeira, integra a Coleção Nordestina, que reúne livros de diversas editoras universitárias do nordeste brasileiro. Em forma de guia turístico, esta obra apresenta a Bahia aos leitores sob um ângulo diferenciado e bastante completo, trazendo informações sobre sua história, seu clima, sua população, suas festas, suas religiões, sua culinária, seus artistas, músicas e literatura, tudo através de uma linguagem clara e direta, mas curiosa e objetiva. Funciona também como uma fonte de pesquisa para percebermos as mudanças (para melhor e para pior) pelas quais a Bahia passou ao longo dos anos.

Breviário de Antonio Conselheiro

Em memória do Peregrino sertanejo, em comemoração aos cem anos da publicação de “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, e em homenagem ao professor José Calasans, estudioso da saga canudense, O Breviário é a edição de um manuscrito apógrafo que pertenceu a Antonio Vicente Mendes Maciel, o Conselheiro, publicado em fragmentos, além de apresentações sobre o documento e outros documentos raros em apêndice.

De anjos a mulheres: ideologias e valores na formação de enfermeiras

Autor(a): 

A autora identifica os valores que têm definido a enfermagem como uma prática abnegada, de submissão e doação. Para entender este ponto central, ela retoma algumas questões clássicas que perpassam a enfermagem em geral, focando em experiências vividas na Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA) ao longo de seus 50 anos de existência. Interessada em entender as relações de poder instituídas no campo da enfermagem, Elizete Passos tomou a perspectiva de Gênero para analisar o modo como esta área é vista como um trabalho essencialmente feminino.

Direito penal e o paradigma da responsabilidade juvenil: ato infracional, medida socioeducativa e direitos fundamentais

Esta obra tem como ponto de partida as bases lançadas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 8.069/90, que apresentam um novo sistema de tratamento jurídico-penal aos atos típicos e ilícitos praticados por adolescentes. Dentre os assuntos discutidos, estão as medidas socioeducativas, o modelo de culpabilidade e o sistema penal da responsabilidade juvenil. Após as discussões apresentadas, o autor conclui que o tratamento jurídico-penal aplicado aos adolescentes é um fenômeno cultural e social, historicamente concebido.

(Entre)vista: a escuta revela

Esta obra apresenta informações importantes no processo de transformar uma entrevista em uma verdadeira experiência de diálogo entre o entrevistador e o entrevistado. Partindo da concepção de que uma palavra nunca tem um sentido único, a autora entende que uma entrevista pode e deve ser um ato sofisticado de levantamento de informações.

Elogio aos errantes

Este livro propõe-se a abordar a experiência urbana da alteridade. Entendendo a cidade como locus da experiência e se contrapondo aos discursos que demonstram a incapacidade de fazer e transmitir experiências na cidade contemporânea, a autora discute as possibilidades de um urbanismo mais incorporado. Na sua 2ª edição, o título recebe o prefácio de Stella Bresciani, historiadora e professora titular da UNICAMP.

Intersecções jurídicas entre o público e o privado: uma abordagem principiológica constitucional

Esta obra é fruto de pesquisas do Programa de Pós-Graduação do Stricto Sensu em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul. Os debates presentes nela estão centrados na área de Direitos Sociais e tencionam aprofundar o debate político e jurídico acerca de assuntos relevantes no campo das políticas públicas. Abordam desde compreensões acerca das parcerias público-privadas no Brasil, passando por temas que envolvem questões de responsabilidade ambiental, até uma análise da constitucionalização do direito privado. 

O negro encena a Bahia

Autor(a): 

Este livro é o primeiro volume da Coleção Temas Afro, que traz em suas capas uma ilustração da artista baiana Goya Lopes. Ressaltando o negro, mas sem excluir outros grupos, Nery trata de um contexto em que negros, brancos e mestiços estão implicados histórica e socialmente. A análise apresentada tem como ponto de partida uma abordagem sociológica e examina, além do discurso falado, questões como o cenário, a trilha sonora e ações gestuais presentes em obras como Barravento (1961), de Glauber Rocha, e Ó Paí, Ó (2007), de Monique Gardenberg.

Pagodes baianos: entrelaçando sons, corpos e letras

As letras das músicas de pagode produzidas na Bahia nas duas últimas décadas são entendidas nesta obra como espaços de produção de significados sociais. A partir delas, o autor analisa de que forma as relações de poder entre homens e mulheres estão sendo forjadas e representadas nos discursos produzidos por essas músicas. Constatando que a imagem feminina no pagode baiano é sempre construída a partir do olhar masculino, o livro toma a sexualidade como um fator determinante da mudança social na contemporaneidade.

Prisões numa abordagem interdisciplinar

Este livro tem como principal objetivo colaborar com as discussões sobre o sistema prisional brasileiro e a reforma iniciada no século XIX. Resultado das reflexões de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, os artigos deste livro destinam-se aos estudantes, gestores e trabalhadores que lidam, de alguma forma, com a questão do sistema prisional do Brasil. As abordagens passam por campos como o da Medicina, da Administração e da Sociologia, oferecendo ao leitor a possibilidade de conhecer e questionar aspectos históricos, sociais e econômicos do contexto contemporâneo do sistema prisional brasileiro.

Reflexões sobre música e técnica

Esta obra descreve os aspectos técnicos de um caso de interação entre compositor e intérprete a partir da concepção da música “...como os regatos e as árvores, para canto e flauta” (2006), de Rafael Nassif. Dividido em quatro capítulos, aborda o processo de construção que envolveu a criação da peça musical de Nassif, apresenta um estudo acerca de suas primeiras interpretações e faz questionamentos sobre a técnica. Autores como Martin Heidegger e Vilém Flusser são abordados pela autora, que propõe um olhar reflexivo sobre o tema.

Travessias de gênero na perspectiva feminista

A presente obra reúne os principais trabalhos apresentados no VIII Simpósio Baiano de Pesquisadores sobre Mulher e Relações de Gênero, realizado em 2007. As discussões, durante o evento, confluíram para as questões relativas à transversalização do enfoque de gênero, tema que se inscreve no âmbito das políticas públicas de trabalho, educação, cultura, saúde, violência e direitos reprodutivos. Dividido em três grandes partes, que contemplam desde intervenções femininas na área econômica, até o campo simbólico da cultura, este número da Coleção busca explorar abordagens transversais articulando gênero a várias dimensões da vida social.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram