Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo Edufba (Novembro/10)

Lançamento Coletivo Edufba (Novembro/10)

No próximo dia 5 de novembro, a partir das 17h30, a Editora da Universidade Federal da Bahia promoverá o Lançamento Coletivo da Edufba. O evento acontecerá na Reitoria da UFBA, espaço de importantes acontecimentos, contemplando todos os cursos da nossa universidade. A entrada será gratuita e todas as publicações estarão com preços abaixo do valor de comercialização. O evento tem por finalidade integrar as diversas áreas, gerando um intercâmbio de experiências que já se mostra tradicional na rotina de eventos da comunidade acadêmica. Um excelente espaço para novas parcerias, além de uma ótima oportunidade de se atualizar em relação ao que vêm sendo produzido pela universidade.

O que: Lançamento Coletivo Edufba

Quando: 05 de novembro de 2010, a partir das 17h30.

Onde: Lançamento Coletivo da Edufba, Reitoria da Universidade Federal da Bahia, Rua Augusto Viana – Canela

Preço: Entrada Franca

Livros a serem lançados:

sexta-feira, 5 Novembro, 2010 - 17:30

De tempos em tempos: nossas histórias Kaimbé

Entre os Kaimbé, em Euclides da Cunha, são tantas as histórias guardadas na memória de seus velhos mestres. Neste livro, encontram-se apenas algumas delas, contadas pelos mestres locais e ilustradas por estudantes do 5° ao 9° ano da Escola Indígena Don Jacson Berenguer Prado. Na organização final, os textos apresentam realizações diferentes da língua portuguesa. As histórias contadas oralmente revelam características de um falar popular observadas na ausência de marcas de plural, na pronúncia de plurais verbais, em variação de formas de vocábulos ou atribuição de significado não dicionarizado a certas palavras.

Henriqueta Catarina

Autor(a):

Nascida no dia 12 de dezembro de 1886, na cidade de Feira de Santana, Henriqueta Martins Catharino começou a ser educada em casa, às vistas da mãe, como convinha a filhas de famílias abastadas, na época. A personalidade de Henriqueta é descrita pelos que a conheceram de forma ambígua, com elogios e críticas, amor e medo, benevolência e rigidez.

História, Cultura e Poder

A abordagem histórica da cultura comporta problemáticas referentes à produção, circulação e apropriação dos bens simbólicos e dá, em cada uma dessas etapas, visibilidade às ações dos sujeitos históricos nelas engajados. O poder, por sua vez, tem sido investigado pelos historiadores em abordagens que priorizam cada vez mais o seu caráter relacional e que se expandem para além das fronteiras do que era convencionalmente definido como a esfera política. Este livro reúne trabalhos de historiadores cujas pesquisas podem, sem dificuldade, ser localizadas nestes territórios entrelaçados da cultura e do poder.

Música popular e adjacências...

Autor(a):

Música e composição vão além daquilo que soa e vibram na direção do que se pensa, do que se imagina e do que se fala. As crônicas e ensaios apresentados neste livro surgiram dessa consciência e especialmente da teimosia na combinação de traços e temas aparentemente opostos. Celebra uma abertura de diálogo com um novo público, buscando identificar caminhos e processos da construção composicional, mostrando que o terreno é fértil e menos visitado do que deveria ser, especialmente agora que a complexidade das hierarquias não mais precisa das fronteiras de ontem.

O Parafuso: de meio de transporte a cartão-postal

Neste livro, fica evidente a interligação entre a sociedade e o equipamento urbano no contexto das transformações modernizadoras, em busca de uma superação das análises que se restringem ao âmbito do próprio monumento como método de trabalho. Aqueles que pretendem conhecer melhor a história do Elevador Lacerda encontrarão um substancial compêndio de informações e dados basilares que podem auxiliar na compreensão dos fatores que fizeram deste meio de transporte um patrimônio cultural da Bahia.

Para ler Gaston Bachelard – ciência e arte

Com suas análises engenhosas e sua retórica brilhante, G. Bachelard soube renovar a psicologia e o espírito científico em suas vitórias contra os obstáculos epistemológicos, assim como soube lançar um olhar sobre as formas e poderes da imaginação poética em comércio com a Natureza e/ou com os objetos os mais familiares de nosso quotidiano. O interesse e a riqueza dessa obra coletiva recaem sobre as invenções e as tomadas de posição teóricas de G. Bachelard nos domínios da epistemologia como da poética, retomando deles a gênese, o sentido e o alcance, iluminando-os através de estudos comparatistas das convergências e divergências com outros pensadores.

Travessia II: literatura comparada

Autor(a):

Este livro defende que a Literatura Comparada não é mera comparação de um texto com outro texto, mas consiste em relacionar dois ou vários textos que, por sua vez, relacionam-se com outros. Esta obra preenche o interesse de estudantes e professores da área de Letras e Artes, que nela encontrarão um repositório de informações indispensáveis à formação dos estudiosos que lidam com assuntos literários e artísticos.