Lançamento Coletivo Edufba – Setembro de 2011 (20/09/2011)
A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) realiza, no próximo dia 20 de setembro, terça-feira, às 17h30, o Lançamento Coletivo Edufba – Setembro de 2011, terceiro realizado este ano. O evento, aberto ao público, ocorre na Antessala do Reitor (Reitoria da UFBA) e reúne 15 novas obras, contemplando diversas áreas do conhecimento. Na ocasião, os autores recebem o público e os livros podem ser adquiridos a preços promocionais. Os lançamentos coletivos realizados pela Edufba têm por objetivo gerar um intercâmbio de experiências além da comunidade acadêmica, agregando as diferentes áreas de estudo e oferecendo um espaço propício para novas parcerias. Para a diretora da Edufba, Flávia Rosa, “a realização de lançamentos coletivos promove maior impacto e visibilidade da produção da Editora, apresentando uma diversidade de temáticas ao público”. Em seu papel de difusora do conhecimento produzido pelos pesquisadores, sobretudo da Universidade Federal da Bahia, a Edufba já contabiliza mais de 700 títulos publicados nas diversas áreas temáticas e dispõe de três livrarias próprias, onde comercializa, além de sua produção, a de mais 60 outras instituições e algumas editoras privadas de todo o Brasil.
Serviço O quê: Lançamento Coletivo Edufba – Setembro de 2011 Quando: 20 de setembro de 2011, terça-feira, às 17h30 Onde: Antessala do Reitor (Reitoria da UFBA, Canela – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita e livros comercializados a preços promocionais
História e Civilização
Os textos que compõem este livro abordam um dos assuntos centrais da filosofia moderna que, atualmente, ressurge com intensa força: a filosofia da história. Trata não da cronologia que registra fatos, mas da tentativa de compreensão da cultura e civilização como experiências humanas temporais. Esta publicação reúne teóricos da França, Bélgica, Argentina e outros especialistas em filosofia da história no Brasil e tem como objetivo aumentar a compreensão da importância deste tema no panorama cultural e filosófico dos últimos séculos e da sua inegável influência na elaboração das análises da sociedade contemporânea.
Caipira sim, Trouxa não: representações da cultura popular no cinema de Mazzaropi
Este livro aborda os estereótipos agregados à imagem do caipira a partir do ponto de vista apresentado nos filmes de Mazzaropi, levando em consideração que um registro fílmico é uma problematização da realidade, não um recorte fiel da história. O caipira construído por Mazzaropi é bem diferente daquele construído por Monteiro Lobato, que atribuía a personagens caipiras a imagem de ignorantes, preguiçosos e bobos. Mazzaropi, nadando contra a corrente, capturou as contradições existentes nas relações entre a cidade e o campo, mostrando o cotidiano daqueles que iam contra os valores dominantes.
Laróyè, Exu: imagens e mitos do orixá mensageiro na fotografia de Mario Cravo Neto
Karliane Nunes apresenta as diferentes abordagens da fotografia em relação aos objetos fotografados. A partir do livro Laróyè (2000), do fotógrafo baiano Mario Cravo Neto, que reúne uma série de fotografias coloridas com o objetivo de homenagear Exu e seus mitos, a autora desenvolveu, sob uma perspectiva multidisciplinar e semiótica, com a teoria geral dos signos de Peirce, a análise de 15 imagens, considerando os elementos icônicos e indiciais.
Stonewall 40 + o que no Brasil?
Este livro, integrante da Coleção Cult, reúne a transcrição de mesas redondas e os artigos apresentados por autores no Stonewall 40 + o que no Brasil?, evento promovido pelo Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade (CUS) em setembro de 2010. O encontro teve como objetivo discutir e avaliar o movimento LGBT no Brasil, promovendo um diálogo entre os estudos acadêmicos sobre o tema e a comunidade, abordando as políticas públicas e identitárias desenvolvidas após a rebelião de Stonewall.
Cultura e Desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas
Esta obra é fruto do grupo de trabalho Cultura e Desenvolvimento, que aconteceu durante o XIV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO), realizado pela Fundação Joaquim Nabuco em Recife, em setembro de 2009. A partir de uma perspectiva multidisciplinar, este grupo de trabalho teve como objetivo refletir sobre as políticas públicas e seu papel no desenvolvimento das sociedades contemporâneas. As discussões envolveram a presença do Estado na execução e formulação das políticas públicas culturais, assim como a sociedade civil e os movimentos sociais.
Ser-Tão Baiano: O Lugar da Sertanidade na Configuração da Identidade Baiana
Nesta obra, a autora investiga o conceito de baianidade, centrado na cidade de Salvador e em seu Recôncavo. Problematiza a visão da “cultura baiana” amplamente divulgada, inclusive pelas agências de políticas culturais do estado. Compreende a ideia de sertão e os possíveis motivos para a negação de uma tradição sertaneja na Bahia. Tem a obra de Jorge Amado como referência para a construção da ideia de baianidade, o autor Gilberto Freyre como referência da nordestinidade e, por fim, o trabalho de Eurico Alves como principal discurso de afirmação da sertanidade.
Tudo pelo trabalho livre! Trabalhadores e conflitos no pós-abolição (Bahia, 1892-1909)
Robério Souza aborda a vida dos trabalhadores ferroviários (negros, em sua maioria) no período pós-abolição e nos anos iniciais do período republicano. Acompanha a luta pelos direitos e conquistas sociais, os movimentos trabalhistas, os conflitos e a organização da classe. Apesar de ter como ponto de partida o contexto baiano, na construção da estrada de ferro da Bahia ao São Francisco, esta obra traz reflexões globais sobre o fim do escravismo e a liberdade dos trabalhadores.
A sagração da aparência: o jornalismo de moda na Bahia
Esta obra resgata a discussão teórica sobre a moda, indo além do universo fashion e analisando a abordagem que este fenômeno recebe por parte dos meios de comunicação, sobretudo na Bahia, lançando um olhar interpretativo sobre os jornais A Tarde e Tribuna da Bahia. Analisa também os elementos que contribuem para uma possível aproximação entre a moda e a área da comunicação e o olhar pejorativo muitas vezes lançado ao fenômeno da moda, visto como fator de distinção social.
Índios e Caboclos: a história recontada
Esta obra busca revisitar e reconstruir, através de estudos etnográficos, as categorias Índio e Caboclo, em diferentes campos semânticos, tendo como ponto de partida as suas contribuições na formação da nação brasileira. Através de artigos, faz uma retomada de dados históricos para estabelecer a distinção entre os índios e os caboclos, em seus principais pontos, sem deixar de lado seus papéis no candomblé.
Hospital de Orixás: encontros terapêuticos em um terreiro de Candomblé
Dividido em cinco capítulos, o livro destaca a importância do Candomblé nos processos de interpretação e tratamento de doenças, fazendo uma descrição do espaço social que é o terreiro e das concepções e práticas relativas à doença e cura que são percebidas neste espaço. Dentre o leque de temas abordados em Hospital de Orixás, estão o Candomblé como complexo cultural detentor de diversas expressões; o axé (terreiro) como espaço de promoção e cuidados em saúde; itinerários terapêuticos e narrativas; caminhos terapêuticos no terreiro.
Godard, imagens e memórias: reflexões sobre História(s) do Cinema
Esta obra reúne diversos estudiosos da área que exploram o filme História(s) do cinema, um divisor de água na filmografia de Jean-Luc Godard. Este filme é uma obra multiforme, de aproximadamente 270 minutos de duração. Segundo Serafim, ele “mostra uma visão particular do cinema, sobretudo ficcional, mesclando gêneros, formatos e suportes, sem falar da presença de uma trilha sonora, que mistura músicas variadas, sons dos filmes apresentados, ruídos diversos e, claro, as vozes – primeiro, a do próprio cineasta e, logo mais, distintas vozes que vêm acompanhá-lo”.
Educação Básica e Trabalho Docente: políticas e práticas de formação
Este livro reúne artigos de 28 autores, com diferentes formações, que discutem demandas contemporâneas sobre o sistema da educação básica, no que diz respeito desde as políticas de formação docente, com ênfase na educação infantil e suas práticas educativas, abordando questões fundamentais e pouco discutidas, como a presença da figura masculina na docência da educação infantil, e questões mais estudadas, como a programação televisiva voltada para crianças.
Políticas de Educação Superior: impactos nos processos de ensinar e aprender na Universidade
Dividido em duas partes, este livro traz artigos de diferentes autores que falam sobre Educação Superior, com ênfase nas universidades estaduais da Bahia. Os autores abordam o desenvolvimento das universidades públicas brasileiras e do ensino superior, os processos de ensino e aprendizagem e as políticas de pós- graduação, dentre outros assuntos.
Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola
A partir de um dilema inspirado por Shakespeare, a autora investiga, nesta publicação, a complexidade das identidades, aqui concebidas como fragmentadas, contraditórias e em constante fluxo, na escola, através da análise do discurso dos alunos que são da roça e estudam na cidade. Esta publicação contribui diretamente para a área da educação, ao rever conceitos e teorias sobre conhecimentos e aprendizagem.