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Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2012 apresenta nove livros de diferentes áreas (13/09/2012)

Completando duas décadas de atividades, a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) realiza, no dia 13 de setembro, quinta-feira, às 17h30, o terceiro Lançamento Coletivo de 2012. O evento acontece na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, da UFBA, em Salvador. Na ocasião, os autores recebem o público – que pode adquirir os novos livros com um preço promocional – para coquetel e seção de autógrafos. O Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2012 apresenta nove obras de diferentes áreas do conhecimento, como Educação, Nutrição e História. O objetivo é proporcionar um intercâmbio entre os diferentes campos de estudos do âmbito universitário, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica. Para a diretora Profa. Flávia Rosa, “além de celebrar o livro, os Lançamentos Coletivos da EDUFBA também refletem a diversidade da pesquisa da nossa Instituição”. Ao longo dos seus 20 anos, a EDUFBA publicou mais de 800 livros. Recentemente, alcançou a média de 100 lançamentos anuais. Nesse período, “a Editora ampliou seus canais de disseminação, firmando parcerias em projetos como o Scielo Livros”, explica Rosa, que também ressalta a importância de apoiar políticas de acesso livre aos livros: “nossos autores, desde 2008, assinam os contratos de edição sabendo que o conteúdo será disponibilizado gratuitamente no Repositório Institucional da UFBA após seis meses de lançado”. Atualmente, a EDUFBA conta com três livrarias próprias dispostas por campus da UFBA, além de estar presente em diferentes pontos de venda em todo o Brasil. Membro da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), a Editora conta com um Conselho Editorial e um processo anônimo de avaliação das obras, o que garante a qualidade e relevância de suas publicações. Conheça os livros que integram o Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2012.

Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Setembro de 2012 Quando: 13 de setembro, quinta-feira, das 17h30 às 20h30 Onde: Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho (Campus Canela, UFBA – Rua Basílio da Gama, s/n, Canela – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita

Data: 
quinta-feira, 13 Setembro, 2012 - 17:30

Alforrias em Rio de Contas – Bahia (século XIX)

Dividida em quatro capítulos, esta publicação apresenta um estudo das experiências dos escravos na conquista da liberdade no sertão baiano, mais especificamente na região de Rio de Contas, configurando-se como um rico material para a historiografia brasileira. Durante o processo de construção deste livro, foi realizado um levantamento prévio de diversos documentos da época, incluindo as cartas de alforria no Arquivo Municipal de Rio de Contas, tornando possível ao leitor conhecer as características dos escravos e as circunstâncias em que eles conquistaram a liberdade.

Alquimistas da cura: a rede terapêutica alternativa em contextos urbanos

Autor(a): 

Esta publicação identifica e aborda práticas terapêuticas dos mais diversificados tipos, cujos praticantes não se confrontam nem se alinham plenamente às terapêuticas de consultório, hospitais ou clínicas médicas, formalmente reconhecidas pelos órgãos governamentais. Com foco em questões nem sempre consideradas como parte do sistema terapêutico dominante, a autora situa o universo dos terapeutas não-médicos no âmbito dos entrecruzamentos da recomposição religiosa da Modernidade com a problemática da cura.

Avaliação nutricional

Organizador(a): 

Nono título da Coleção Sala de Aula, este livro contempla os métodos e técnicas relacionados aos principais indicadores de avaliação nutricional de indivíduos e coletividades, ou seja: semiologia, marcadores bioquímicos, antropometria, inquérito alimentar e bioimpedância. Entendendo a avaliação nutricional como um processo que envolve planejamento, análise e acompanhamento de diagnósticos nutricionais dos indivíduos, os textos reunidos nesta publicação têm como objetivo apoiar o professor no processo de ensino e estimular o aluno na busca do conhecimento, de forma organizada e ampliada.

Educação e ruralidades: memórias e narrativas (auto)biográficas

Esta obra parte do seguinte questionamento: teriam os educadores que pensar no rural e em seus problemas? A partir disso, discute questões teórico-metodológicas e aprofunda dimensões vinculadas às práticas educativas, especificamente nos diversos domínios da pesquisa (auto)biográfica, focalizando os dispositivos de atuação docente em contextos educativos rurais. Dividido em três eixos temáticos, que envolvem desde a formação docente no contexto da educação rural até questões relacionadas a processos migratórios, este livro busca contribuir, também, para o debate contemporâneo sobre as ruralidades no campo educacional brasileiro.

Manual de avaliação nutricional e necessidade energética de crianças e adolescentes: uma aplicação prática

A ampla procura de cuidado nutricional por crianças e adolescentes foi o fator determinante para a construção deste livro, que reúne informações sobre os aspectos clínico-nutricionais importantes no cuidado desses grupos etários, bem como a interpretação dos indicadores e parâmetros clínicos de avaliação. Os textos reunidos neste manual pretendem contribuir com subsídios ao trabalho do nutricionista, estabelecendo ações de atenção adequadas às crianças e adolescentes, considerando-se suas especificidades no contexto de tendência crescente da obesidade no Brasil e no mundo. 

Mídia, discurso e sentido

Entendendo os meios de comunicação como um importante espaço na construção de sentido na sociedade contemporânea, que concorrem com instituições mais tradicionais, como a família e a igreja, os artigos presentes nesta obra têm como objetivo refletir sobre os discursos midiáticos e as suas complexidades. Seus capítulos estão divididos em quatro partes: Epistemologia, ensino e discurso; Jornalismo, atualidade e discurso; Marca, Publicidade e Discurso; e Novas mídias, imagem e discurso.

Península de Itapagipe: patrimônio industrial e natural

Esta publicação corresponde a uma pesquisa de base histórica que analisa a razão de ser da existência das ruínas deixadas pelas antigas indústrias localizadas na península de Itapagipe, na cidade de Salvador, Bahia. Buscando estabelecer a compreensão dos elementos que poderiam subsidiar a construção de políticas públicas de requalificação destes espaços agredidos pela urbanização, alerta os cidadãos e autoridades para a importância da preservação de testemunhos históricos, em razão do sentido social que estes possuem.

Primeira infância, afrodescendência e educação no Arraial do Retiro

Esta publicação aborda a interface entre primeira infância e etnia na área da educação. A autora busca refletir sobre experiências produzidas por um grupo de crianças afrodescendentes de3 a9 anos que participam da dinâmica comunitária no bairro do Arraial do Retiro, na periferia de Salvador. Entendendo a primeira infância brasileira como um eixo de análise científica e de ações estruturais fundamentais para o Brasil na contemporaneidade, esta obra apresenta os processos educacionais das infâncias soteropolitanas a partir da articulação dos marcadores de etnia e territorialidade.

Recursos Educacionais Abertos (REA): práticas colaborativas e políticas públicas

Este livro reúne artigos e entrevistas que abordam as possibilidades trazidas pela ampliação do acesso à internet, através de diversos dispositivos, para a melhoria da educação. Enquanto alguns autores defendem a educação fora dos muros das escolas, outros relacionam a aplicação destes recursos dentro da sala de aula convencional. Também aborda as mudanças pelas quais o mercado editorial está passando com a ampliação do acesso à internet, as políticas públicas que associam educação e cultura, a comunicação e o desenvolvimento industrial, científico e tecnológico.

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