Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento da Coleção Dramaturgia

Lançamento da Coleção Dramaturgia

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva convida para o Lançamento da Coleção Dramaturgia, que ocorrerá no dia 04 de novembro, das 17h às 21h, no Palácio da Reitoria, Canela, Salvador, em homenagem ao Dia da Cultura.

Coleção Dramaturgia contempla textos dramatúrgicos de quatro autores brasileiros contemporâneos, inéditos ou já veiculados em realizações cênicas e audiovisuais. Tratam-se de títulos cujos originais passaram por um processo de seleção, através do Edital de Dramaturgia, lançado pela Editora da UFBA (Edufba) a nível nacional. Os vencedores têm agora o seu texto publicado. Trazem narrativas com temáticas diversas, como a vida do roqueiro Raul Seixas, a saga romântica de um adolescente, os conflitos do Brasil pós-descobrimento e um texto convidado para integrar a coleção, a trajetória da heroína Joana D’Arc.

Na ocasião, haverá a realização de performances dos atores Daniel Farias, Luisa Muricy e Talis Castro, que interpretarão trechos dos quatro textos teatrais que serão lançados.

Serviço:

O quê: Lançamento da Coleção Dramaturgia

Quando: 04 de novembro

Horário: 17h00 às 21h00

Onde: Antessala do Reitor, Palácio da Reitoria, Rua Augusto Viana, s/n, Canela

Conheça os livros da Coleção Dramaturgia:

quarta-feira, 4 Novembro, 2015 - 17:00

Aventuras do maluco beleza

Autor(a):

O livro busca retratar, na linguagem cênica, as aventuras fictícias de um Raul Seixas no seu estado pueril, livre das mazelas da estrada do rock, no que se imagina ter sido a infância dele com seu irmão. Objetiva-se apresentar o homem no nascedouro de sua alma de artista, através da identificação dos componentes presentes na sua infância que, posteriormente, formatariam o gênio, o ídolo, a estrela do universo pop na idade adulta.

Entre nós

Autor(a):

O título explora os tortuosos caminhos da dramaturgia épica numa trama que vai se desenvolvendo de forma suave e didática. No texto, João Sanches traz a história de um rapaz adolescente que se percebe gay ao se descobrir apaixonado por um colega de escola. Ao lidar com o acontecimento, acaba por envolver uma confusão enorme seus pais, o colega, uma velha prostituta, dentre outras pessoas.

Joana D'Arc

Trata-se de uma composição narrativa cênica do período de julgamento de Joana D’Arc (janeiro a maio de 1431) e busca exibir a trajetória conflituosa e mítica da heroína, alternando momentos de entusiasmo, autoconfiança, determinação e presença ativa junto aos companheiros de batalha, mas também de dúvidas, medos e solidão experimentada após a sua captura.

Senhora dos infiéis Volume 4

Autor(a):

Transitando pela linguagem metadramática, o título aborda a conturbada paixão entre um índio e uma jovem que faz o papel da Virgem Maria nos espetáculos teatrais catequizadores dos padres jesuítas no Brasil Colônia. O autor delineia os conflitos crescentes entre as culturas indígena e cristã, mostrando as tensões e desafios dessa época.