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UFBA convida para 21º Festival de Livros e Autores

O reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o 21º Festival de Livros e Autores da UFBA, que ocorrerá nos  dias 12 e 13 de dezembro de 2018, das 17 às 20h, no Palacete das Artes (Rua da Graça, 289, Graça, Salvador/Bahia).

No dia 12 de dezembro, haverá a apresentação do coral  CaetanUFBA . O Grupo foi criado para homenagear Caetano Veloso pelos seus 70 anos de vida (1942 – 2012), ensaiar canções do ilustre baiano e compreender a importância da sua extensa obra, em seus aspectos: históricos, sociais, culturais, artísticos, políticos e filosóficos. O Grupo tem origem no Curso de Extensão da UFBA que a cada semestre realiza uma nova edição. O CaetanUFBA tem na sua criação, coordenação e regência, Carlinhos Bernas.

Já no dia 13 de dezembro, o coral do Espaço Cultural da Fundação Pierre Verger se apresentará. O Canto Coral é formado por jovens e adultos que, através da oficina, têm a oportunidade de exercitar a voz e o corpo, cantando canções de universos musicais variados, sem se distanciar da cultura local, que representa a lente principal para os diversos gêneros musicais a que são levados a experimentar.

Confira os 17 títulos que serão lançados no 21º Festival de Livros e Autores da UFBA.

Serviço:

O quê: 21º Festival de Livros e Autores da UFBA.

Quando: 12 e 13 de dezembro de 2018.

Horário: das 17 às 20h.

Onde: Palacete das Artes (Rua da Graça, 289, Graça, Salvador/Bahia).

Data: 
quarta-feira, 12 Dezembro, 2018 - 17:00

A educação a distância e os ambientes virtuais de aprendizagem na UFBA um histórico

Nesta obra, a autora reconstrói o percurso da educação a distância e aprendizagem virtual na Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma das maiores universidades do país. Apresenta um histórico da instituição, desde a sua criação até junho de 2009, traçando uma linha do tempo com os fatos que fazem parte desta trajetória, incluindo atos legais, projetos, cursos, disciplinas, eventos acadêmicos e outras experiências relacionadas ao tema. Busca, ainda, através de um olhar crítico para essa trajetória, contribuir com a compreensão da implantação de ambientes virtuais de aprendizagem numa perspectiva de autonomia no contexto educacional.

Bibliotecas itinerantes: livros libertos, leitura e empoderamento

Este livro tem como objeto de estudo as bibliotecas sem lugar fixo, que buscam alcançar locais tradicionalmente marginalizados e privados do acesso à cultura. A questão central da obra é a contribuição dos livros e da leitura para o empoderamento dos sujeitos. Os artigos reunidos nesse livro apresentam diferentes abordagens metodológicas, com diálogos entre si. Isso contribui para a historicização do processo de institucionalização das bibliotecas itinerantes como política pública cultural.

Direito da Terra, Meio Ambiente e Ecologia Humana

A obra discute a sistemática legal ambiental, as concepções ideológicas do ambientalismo e as ecologias numa perspectiva teórico-crítica, partindo da noção de que o planeta está em risco diante das ações humanas e do modelo de crescimento imposto pelo modo de produção hegemônico. Ao longo dos capítulos que compõem a obra, temas atuais do direito ambiental, a biopirataria, o direito quilombola, as comunidades tradicionais e a gestão socioambiental também ganham vez na discussão a que o livro joga luz. Por fim, a obra faz homenagem ao professor espanhol José Luis Serrano, destacado ambientalista.

Discursos e poderes: linguagem, teorias e análises

Organizador(a): 

O livro promove um debate interdisciplinar sobre a linguagem, a sociedade e os poderes, convergindo em estudos para uma avaliação da vida política brasileira contemporânea. Aqui estão reunidos ensaios que tratam tanto de elementos teóricos; como os que fazem dialogar os discursos com as práticas analíticas, na busca de uma compreensão de novos movimentos sociais, questões de gênero e da violência urbana. A principal questão debatida ao longo da obra, é como pensar a predominância de alguns discursos atuais, seus impactos na vida social e como revelá-los.

Gênero, direito e relações internacionais: debates de um campo em construção

Organizador(a): 
 
Os capítulos reunidos neste livro contribuem para o debate sobre o trinômio gênero, direito e relações internacionais. Estes fatores nascem da inquietação intelectual e do desejo de adensar as reflexões públicas em sentido amplo no Brasil, a partir da troca de ideias entre academia e sociedade. Neste livro, pesquisadoras com trajetórias acadêmicas e inserções institucionais distintas analisam o debate teórico sobre feminismo nos campos da teoria política e da teoria de relações internacionais, considerando diferentes aspectos dos direitos das mulheres nas instituições internacionais e o gênero sob um viés cosmopolita.

Linguística cognitiva: redes de conhecimento d’aquém e d’álem mar

Os artigos da coletânea versam sobre pesquisas elaboradas na área da Semântica Cognitiva e têm por objetivo principal colocar em evidência o panorama atual dos estudos cognitivistas da linguagem produzidos no espaço ibero-americano, frente a um número cada vez mais crescente de investigações nesta área do conhecimento, evidenciando uma nítida projeção dos estudos acerca da significação.

Novas fronteiras metodológicas nas ciências sociais

Esta coletânea de estudos busca compreender as implicações das novas tecnologias para as práticas democráticas. Os textos se destacam por investigar questões importantes para a democracia contemporânea, como a interação entre representantes e representados nas redes sociais, as campanhas negativas ou a presença do desrespeito nas conversas on-line, a partir de casos que tocam em temas relevantes da realidade brasileira, como racismo, homofobia e as questões de gênero.

Pesquisas e experiências sobre formação no contexto da educação de jovens e adultos

Os artigos colecionados na obra buscam provocar os leitores a repensar práticas e políticas de formação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A discussão é centrada sobre os distintos processos de formação (inicial e contínua), articulando fundamentos e dados de pesquisas acadêmicas, desenvolvidos no contexto da EJA. Os autores compartilham da ideia de que a formação de professores é um processo contínuo, pensado e feito em diversos espaços, pois assim é possível potencializar a conscientização, o empoderamento e o intercâmbio de experiências e saberes.

Rainhas

Este livro infantil traz a história de Raiza, uma garotinha levada, de olhos pretos, cabelos recheados e enrolados, um black bem iluminado, sobrancelhas cheias, cílios longos e pele bem brilhante. A autora traz, a partir dessa história, docilidade, pertencimento e encantamento. Revisita, de forma prazerosa e simples, a vida de quem vive na comunidade. É uma história que serve de inspiração para todas as crianças, para que elasencontram com suas raizes, e territorialidade e, sobretudo, vivenciem as experiências com felicidade.

Territorialidades: dimensões de gênero, desenvolvimento e empoderamento e das mulheres

A obra reúne os artigos em duas partes: “Territorialidades: conceitos e corporeidades”, e “Territorialidades: mulheres e relações de poder em espaços de saber”. O debate se articula sob a discussão de desigualdades oriundas das imbricações entre os marcadores de gênero, classe social, raça/etnia, idade/geração, sexualidades, regionalidade etc, ainda persistentes na sociedade, sob o foco dos diversos territórios, tanto urbano quanto rural. Os estudos se referem a reflexões sobre territorialidades nos espaços urbano e rural, identidades e alteridades, discutindo, ainda, o desenvolvimento e empoderamento de mulheres nos campos da arte e cultura, da ciência e da educação, das relações de poder e políticas públicas.

Travessias dramatúrgicas: a campanhia de teatro da UFBA

Este livro reúne textos que colocam em foco a produção da Companhia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). As leituras, os depoimentos e os relatos situam momentos cujos quadros descritos proporcionam uma visão sobre aspectos perceptivos da cena baiana e do Brasil. Assim, o livro Travessias Dramatúrgicas: a Companhia de Teatro da UFBA formata-se com o propósito de contextualizar as produções realizadas pela Companhia da Escola de Teatro e, ao mesmo tempo, traduz seu comprometimento com as artes do espetáculo e suas transformações ao longo da prática teatral.

As vozes do texto e as múltiplas perspectivas de leitura

Esta coletânea reúne textos concentrados na área do Estudo de Linguagens, com reflexões pautadas não apenas no veio escrito, mas transpondo-o até o fílmico e o hipertextual. A obra se estrutura de modo a contemplar a perspectiva interdiscursiva, entendida como possibilidade de trânsitos disciplinares entre as diversas vozes do texto, seus diálogos e tensões que se configuram em uma multiplicidade de leituras a serem feitas.

Estudos em filosofia e epistemologia do Direito

Esta coletânea trata sobre metodologia e filosofia do Direito. A obra é permeada pela ideia de que o pensamento deve ser dinâmico e provocador, ao invés de aprisioná-lo junto a paradigmas administrativos e burocráticos. Alguns dos temas presentes nos textos são o método fenomenológico, a dialogia e a polifonia, debates acerca da verdade no Direito, análise crítica do sujeito no discurso jurídico, soluções de conflitos etc.

Geografia urbana: desafios teóricos contemporâneos

Os textos reunidos na coletânea discutem qual a potência da análise geográfica para explicar as novas dinâmicas de urbanização na contemporaneidade. Na busca pela compreensão da realidade brasileira vista da perspectiva de sua espacialização, se estabelece um diálogo com outras disciplinas que compartilham da cidade como objeto de estudo. As perspectivas teórico-metodológicas apresentadas na obra são várias, contribuindo para a sedimentação dos caminhos da pesquisa no campo da Geografia Urbana.

Gestão, territórios e redes: práticas de pesquisa em educação

Esta é uma coletânea de artigos, em que os pesquisadores tratam sob um trinômio da grande área da educação: gestão da educação, gestão universitária, e processos pedagógicos e cotidiano escolar. Além de pôr em pauta desafios relacionados ao financiamento, à autonomia universitária, à estrutura curricular, ao planejamento e aos processos administrativos, as pesquisas que ganham espaço na obra buscam desnaturalizar as noções de fracasso e sucesso escolar à luz de perspectivas teórico-conceituais, como a sociologia da leitura, a história cultural e a filosofia da diferença.

Negaça 45 anos: Capoeira Regional no corpo e na alma

Esta obra foi concebida durante a comemoração dos 45 anos da Ginga Associação de Capoeira. Ela surgiu a partir da ideia de dar continuidade aos três Boletins Negaça, publicados em 1992, 1994 e 1995. Buscando suprir uma carência de publicações que abordassem os temas relativos às manifestações afro-brasileiras, principalmente a capoeira, o livro reúne artigos de autores que além da sua trajetória universitária como pesquisadores, também estão relacionados ao Grupo Ginga. A coletânea foi organizada de forma a dar liberdade aos autores de tratarem de temáticas variadas, mas em comunhão com a capoeira.

O cinema musical na América Latina: aproximações contemporâneas

Organizador(a): 

Este livro traça um passo em direção a uma sistematização de conhecimento acerca do cinema musical na América Latina. Embora tenha sido um gênero dominante em um período histórico da produção cinematográfica da região, os filmes musicais não têm recebido muita atenção da academia. Examinando questões nucleares e tangentes ao fenômeno, os artigos e depoimentos contemplam aspectos de musicais ficcionais, documentários musicais, telenovela, videoclipes e até números musicais em filmes não musicais.

O radicalmente outro na cidade

Autor(a): 

Este livro abre caminho através de um tecido teórico vinculado ao pensamento da política da diferença, do urbanismo disciplinar e da biopolítica. A obra evoca a noção do “totalmente outro”, investindo na possibilidade de pensar o urbano em sua heterogeneidade de um modo próximo das ironias, das fatalidades, das formas disruptivas e heterológicas.

Paisagens educativas do ensino de teatro na Bahia: saberes, experiências e formação de professores

O livro apresenta ensaios que abordam perspectivas de diálogo entre múltiplos campos de pesquisa de universidades públicas baianas. A coletânea contribui para o debate sobre as tendências e as perspectivas atuais que legitimam a importância do ensino de teatro e da formação de professores. O livro é organizado em três eixos primordiais: “saberes, experiência estética e formação de professores”; “teatro, escola e experiência universitária” e “teatro, educação e política”. Esses eixos configuram-se em paisagens convidativas ao leitor, para uma apreciação sensível das diferentes pesquisas.

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