UFBA convida para o lançamento dos livros "A polêmica que a (pena de) morte perdeu" e "Ditadura militar na Bahia"
O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o lançamento dos livros "A polêmica que a (pena de) morte perdeu: os campos sociais e a cobertura do caso Theodomiro pela imprensa de Salvador", de Joviniano Soares de Carvalho Neto e "Ditadura militar na Bahia: histórias de autoritarismo, conciliação e resistência", organizado por Grimaldo Carneiro Zacharíadhes. O evento acontece no dia 19 de novembro, das 18h às 21h, no Palácio da Reitoria – Canela. Na ocasião, os autores apresentarão os livros na sala dos conselhos, das 18h às 18h30.
Serviço:
O quê: Lançamento dos livros A polêmica que a (pena de) morte perdeu e Ditadura militar na Bahia
Quando: 19 de novembro
Horário: 18h às 21h
Onde: Palácio da Reitoria – Canela
A polêmica que a (pena de) morte perdeu
Joviniano Neto aborda em seu livro os fatos que cercaram a prisão, o julgamento e a condenação de Theodomiro Romeiro dos Santos, único cidadão condenado à pena de morte, desde a Proclamação da República, em 1889. Militante político que lutava contra a ditadura militar, Theodomiro foi condenado por matar um sargento no momento da sua prisão. Visando, sobretudo, desvendar a relação que se estabeleceu entre o regime miliar e os jornais de Salvador, em função das notícias sobre o caso, A polêmica que a (pena de) morte perdeu compõe o acervo da história da imprensa da Bahia.
Ditadura Militar na Bahia: novos olhares, novos objetos, novos horizontes
Este livro aborda o período da Ditadura Militar na Bahia a partir de diferentes perspectivas. É reconstituída a atuação da oposição legal (ala jovem do PMDB) e revolucionária (AP, PCBR, MR8, VAR – Palmares); das igrejas Católica e Protestante; do Movimento Estudantil; das Jornadas de Cinema da Bahia. Aborda também a ação dos apoiadores do golpe e da repressão.