Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / UFBA convida a todos para o VII Festival de Livros e Autores

UFBA convida a todos para o VII Festival de Livros e Autores

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida o público para o VII Festival de Livros e Autores da UFBA, que acontece no dia 21 de maio, sábado, das 17h às 21h, no pátio do Palacete das Artes, localizado no bairro da Graça.

Durante o evento, serão lançados 10 títulos que perpassam diferentes áreas do conhecimento e que serão apresentados à comunidade acadêmica com a presença de seus respectivos autores. Além do tradicional desconto de 50% para os lançamentos, também serão vendidos pela metade do preço a Coleção Dramaturgia e todos os livros publicados entre dezembro do ano passado e maio de 2016.

Confira os títulos que serão lançados no VII Festival de Livros e Autores:

Data: 
sábado, 21 Maio, 2016 - 17:00

Amantes sem estrela: visões do amor em textos de Nelson Rodrigues

Divido em dois grandes capítulos, o livro é um estudo analítico que busca dimensionar, nas obras do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, uma espécie de erótica rodriguiana. Os dois capítulo que compõem a obra são duas grandes análises feitas pela autora. A primeira investiga a configuração de uma hierarquia amorosa, destacando o modo como se dá a queda do amor “puro” no contexto moderno. Na segunda, busca-se qualificar os componentes desse amor idealizado e concebido a partir do encontro de elementos oriundos do Cristianismo e do Romantismo, além de tornar evidente a consciência de Nelson quanto à dificuldade humana de atingir essa forma de amar.

Artefatos digitais para mobilização da sociedade civil: perspectivas para o avanço da democracia

Organizador(a): 

Numa sociedade marcada pela presença de artefatos tecnológicos, é possível pensar nos mecanismos digitais como ferramentas para preencher as visíveis faltas das democracias representativas contemporâneas. Neste livro, são apresentados artigos de vários pesquisadores sobre as possibilidades de configuração daquilo que se tem chamado de democracia digital. São discutidos temas que se relacionam com a evolução da internet na participação política de organizações da sociedade civil e seu uso como uma potente ferramenta para suprir os déficits democráticos do nosso tempo.

A violência na obra de Plínio Marcos: Barrela e Navalha na Carne

Plínio Marcos, autor paulista, chamava a si mesmo de “repórter de um tempo mau” por fazer um teatro que incomodava por ser baseado na vida nua e crua dos marginalizados. Guiando-se, principalmente, pelos textos dramatúrgicos “Navalha na carne” e “Barrela”, o título se propõe a analisar a presença da violência na obra de Plínio, observando especialmente como isso desnuda e critica a construção da sociedade brasileira. O livro também lança um olhar sobre o contexto sociocultural no qual o dramaturgo está inserido, além de fazer uma reflexão sobre os procedimentos da cena teatral contemporânea.

Diplomas e decás: identificação religiosa de membros de classe média no Candomblé

Autor(a): 

Interessada na mudança no perfil dos seguidores do candomblé, a autora aborda, mais particularmente, da participação de indivíduos de camadas médias nos terreiros de Salvador, a partir de uma análise entre religião e classe social. Trata-se de um estudo detalhado dos processos de identificação e aprendizado pelos quais pessoas de classe média soteropolitana passam a incorporar o candomblé em suas vidas e a terem nos terreiros experiências para as quais sua trajetória de classe pouco lhes preparou. Ao indagar sobre os motivos que levaram a adesão dessas pessoas, o livro costura tais questionamentos e gera uma contribuição importante para a renovação das pesquisas na área do candomblé.

Formação e docência em geografia: narrativas, saberes e práticas

A obra reúne diversos registros de experiências de professores — que a partir de suas produções e trabalhos acadêmicos — estudaram, pesquisaram e investiram na melhoria da qualidade do ensino da Geografia. O livro apresenta a forma como os pesquisadores analisam as variadas maneiras de lecionar e de absorver o conteúdo, com base em desenhos curriculares e integrados com a formação inicial e estágios supervisionados. Além disso, o título procura estimular os leitores a refletir sobre como o conhecimento da Geografia pode permitir outros olhares sobre o mundo.

O uso ritual da Ayahuasca na atenção à população em situação de rua

A ayahuasca é denominação do chá de efeito psicoativo, preparado a partir da mistura de algumas plantas de origem amazônica com o cipó Jagube, que vem sendo usado de forma ritual por culturas indígenas há muito tempo. O objetivo desta obra é compreender o sentido do uso ritual da ayahuasca (chamado de daime pelos participantes) na recuperação de pessoas em situação de rua, a partir do projeto da Unidade de Resgate Flor das Águas Padrinho Sebastião, grupo situado em São Paulo. Esta investigação orienta a pesquisa a respeito das diferenças entre esse uso específico e outros empregos terapêuticos de substâncias.

Psicopedagogia & Psicanálise: puxando os fios de uma trama singular em torno do sujeito da aprendizagem

A obra apresenta uma proposta teórica no campo da psicopedagogia que destrincha “uma trama singular em torno do sujeito da aprendizagem”. A partir de um panorama histórico que evidencia as mudanças teóricas e suas consequências na prática diagnóstica e de intervenção clínica na Bahia, no Brasil e no mundo, a autora mantém  sempre uma percepção política do tema que enfatiza a relação entre o modo de desenvolvimento sociopolítico e econômico do país e a produção do fracasso escolar. Sendo assim, o leitor acompanha as mudanças teóricas, no curso da sistematização do pensamento psicopedagógico e suas consequências na prática.

Temas contemporâneos: algumas reflexões sobre cultura, comunicação e consumo

Em busca de uma melhor compreensão do nosso tempo e através de distintos trajetos analíticos, os pesquisadores exploram temas concernentes a articulação entre cultura, comunicação e consumo. São abordados assuntos como a representação do idoso na publicidade, os novos modos de produção para a televisão digital no Brasil e as estratégias de posicionamento de marca para a promoção turística do Brasil durante a Copa de 2014.

Transformações metropolitanas no século XXI: Bahia, Brasil e América Latina

Trazendo uma significativa abrangência escalar e de temas de análise sobre a questão metropolitana, o título apresenta artigos acerca das transformações no espaço urbano de cidades da América Latina, outras cidades do Nordeste brasileiro e a capital baiana. Os pesquisadores presentes no livro tratam de assuntos pertinentes, como a dinâmica entre a lógica financeira e o crescimento urbano mercantilizado, a crise do capitalismo e sua relação com as transformações metropolitanas e mercado de trabalho urbano.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram