Edufba realiza XIII Festival de Livros e Autores
O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o XIII Festival de Livros e Autores da UFBA, que acontece no dia 07 de junho, das 17h às 20h, no Palacete das Artes, localizado na Graça.
Nesta nova edição do evento serão apresentados 15 novos títulos publicados pela Editora da UFBA (Edufba), com a presença de seus respectivos autores ou organizadores, que estarão disponíveis para sessão de autógrafos e bate-papo, após o lançamento.
Com o objetivo de difundir e promover maior acesso às produções científicas de diferentes áreas do conhecimento, a Editora vai oferecer descontos de 50% para os seus lançamentos, e de 40% para os livros publicados no segundo semestre de 2016.
Confira os títulos que serão lançados no XIII Festival de Livros e Autores:
Babado acadêmico no Recôncavo Baiano: universidade, gênero e sexualidade
O livro reúne produções que fomentam o debate sobre a regulação dos corpos na modernidade a partir dos atravessamentos entre gênero, sexualidade e educação. Um Babado de luta e vigor, tensionando a produção de políticas curriculares pactuadas com a desnaturalização da heterossexualidade e a problematização das normas de gênero. Rumos de rompimento com bases políticas que acionam uma educação restrita e provocações imprescindíveis para a “quebra dos armários” na universidade e no campo da educação.
Capoeira Angola: cultura popular e o jogo dos saberes na roda
Fruto da tese de doutorado de Pedro Abib, esta obra investiga as formas com as quais a cultura popular articula todo um vasto campo de conhecimentos e saberes, bem com as formas de transmissão desses saberes através de algumas categorias, como a memória, a oralidade, a ancestralidade, a ritualidade e a temporalidade. Para tal tarefa, foi eleita a capoeira angola como campo de estudo. A amplitude da abordagem, trato não-convencional do assunto e clareza de exposição faz com que a obra não se restrinja ao meio acadêmico nem à área educacional.
Corpocidade: gestos urbanos
O livro resulta do seminário CORPOCIDADE 5, e busca explicitar a potência crítica, criativa, analítica e política dos gestos urbanos, pensados como gestos-fio (Ana Clara Torres Ribeiro) necessários à trama da urbanidade. Nesses textos, os gestos urbanos são investigados a partir de quatro planos de atravessamento, que tanto promovem as emergências desses gestos quanto expressam seus tensionamentos: visibilidades, liminaridades, performatividades e temporalidades.
Dramaturgia do acontecimento no telejornal: a emoção no palco da notícia
O livro examina articulações e tensões entre drama, espetáculo e notícia, com ênfase no telejornal. A análise parte da ideia de que o noticiário, ao dialogar com outras áreas e linguagens da cultura contemporânea, aciona determinadas estratégias dramáticas para produzir narrativas jornalísticas, enredar o telespectador na trama da notícia e alavancar a audiência. Entre as estratégias, o texto destaca a construção de personagens, enredos e clímaxs emocionais, a encenação de notícias e as técnicas de atuação de repórteres e apresentadores. Além disso, mostra como o telejornal se entrelaça com o folhetim, o melodrama, a radionovela e a telenovela, o teatro e o cinema. Ao final, o livro toma como paradigma a cobertura televisiva do sequestro perpetrado pelo controverso personagem midiático Leonardo Pareja, em 1995, para evidenciar a construção de uma dramaturgia do acontecimento, extensiva a outras narrativas jornalísticas.
Etnomusicologia no Brasil
Com o objetivo de apresentar a área da etnomusicologia ao público brasileiro e fortalecer a discussão sobre a diversidade cultural e musical no país, o livro reúne textos de coletivos de autores que vêm realizando, nas duas últimas décadas, pesquisas expressivas no cenário cultural brasileiro. Colocando-se no diálogo teórico com a etnomusicologia de outros países, a obra se desdobra sobre o papel e o perfil da etnomusicologia brasileira, destacando sua qualidade etnográfica, a qual aparece como uma teoria alternativa, nova, radical e transformada pela prática ativista e o surgimento de vozes e agentes antes silenciados nos processos de legitimação acadêmica.
Gestão, territórios e redes: a formação dos profissionais da educação
O livro reúne uma seleção de relatos de pesquisas desenvolvidos no âmbito da educação básica e superior, mostrando como as tecnologias educacionais têm possibilitado o desenvolvimento das variadas modalidades de educação e políticas públicas, além dos desafios encontrados pelos profissionais de educação nessa nova realidade do ciberespaço. Os relatos buscam problematizar as temáticas gestão, territórios e redes, abordando a diversidade de contextos educacionais nos quais os profissionais da educação são chamados a exercer a docência e a construção de novos modos de ensinar, educar e produzir conhecimento.
Jamais fomos zumbis: contexto social e craqueiros na cidade de São Paulo
O livro debruça sua análise sobre o uso do crack na Cracolândia paulistana, espaço símbolo do “craqueiro”, onde se encontram diversos locais de comércio, de uso e mistos. A partir de uma pesquisa baseada na observação participante, o autor teve acesso a informações que de outra maneira não estariam à disposição, preenchendo, desta forma, uma lacuna no conhecimento a respeito do uso do crack.
Linguagens e cognição
Trata-se de uma coletânea em homenagem ao centenário do falecimento do célebre linguista francês Michel Bréal e aos 35 anos da publicação da obra Methaphors We Live By, escrita pelo linguista George Lakoff e pelo filósofo Mark Johnson em 1980. Constitui- se por capítulos de autoria de pesquisadores que desenvolveram estudos em Semântica/Linguística Cognitiva, que atuam em diferentes universidades brasileiras e em uma argentina. Seu objetivo principal é socializar pesquisas desenvolvidas nessa área do saber.
Pele da cor da noite
A obra nasceu das experiências pessoais da autora e tem como base a filosofia da educação praticada no projeto Irê Ayó, que parte do tradicional para perceber o contemporâneo, entendido aqui como um prosseguimento dinâmico do passado. O objetivo principal do estudo apresentado é compreender o pensamento africano como fundante na construção do Projeto Político-Pedagógico Irê Ayó.
Pesquisa em música e diálogos com produção artística, ensino, memória e sociedade
O livro busca responder aspectos sobre a natureza da produção de conhecimento em música, assim como sobre a relação entre a pesquisa e a produção artística, e as principais avenidas por onde fluem as energias laborais e criativas. Os textos reunidos na obra atravessam essa problematização e oferecem importantes visões sobre a pesquisa em música.
Prosa de nagô: educando pela cultura
Com uma identidade intimamente vinculada à ancestralidade negra, Vanda Machado gera uma reflexão para nos aproximar da complexidade que nos envolve com a história, a cultura afro-brasileira e todas as ciências. A concepção do Projeto Irê Ayó surgiu da elaboração de experiências, tradições e saberes, com a intenção de interferir na formação de educadores considerando, principalmente, o espaço-tempo histórico que contém a cultura, a tradição, a memória e a historicidade do lugar.
Rastros de fogo e Sangue: estudo sobre a (des)centralização de um mercado varejista de drogas na grande Salvador
O livro discute a estruturação e a dinâmica de um mercado de drogas da Grande Salvador. São apresentadas as principais teorias sobre o assunto, com temas como, as formas de sociabilidade e organização, a relação com os agentes públicos, os usos da violência, território, contexto e segurança no mercado de drogas ilegais etc. A pesquisa de campo foi feita dentro de um bairro da capital com uma análise minuciosa dos dados coletados, com abordagens das ciências sociais.
Reflexões pirrônicas sobre o conhecimento e a justificação
Este livro contém a principal contribuição de Robert J. Fogelin para a filosofia e a teoria do conhecimento. Apropriando-se de ideias de Wittgenstein, Fogelin critica algumas das principais teorias epistemológicas contemporâneas, mostrando os impasses da epistemologia tradicional. De outro lado, ao descrever nossas práticas epistêmicas e explicar o que entendemos por conhecimento e por justificação, ele abre caminhos para uma epistemologia sem as pretensões que geram esses impasses. Ao incluir o cético pirrônico como um interlocutor dos debates epistemológicos atuais, Fogelin mostra que muitos argumentos dos epistemólogos caem por terra e que os argumentos dos antigos céticos pirrônicos ainda mantém sua força.
Subalternidades em perspectiva teórica: pela descolonização dos estudos literários
Incrementando as áreas de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, o título resgata o conceito de subalternidade, sobretudo no enfoque das relações de hierarquização e de dominação no conjunto do corpo social. Interpretando as diferentes especificidades e procurando contribuir para a desconstrução de discursos normativos, a pesquisadora e autora do livro propõe que se garanta um lugar para todos os povos, sem hierarquizá-los, estando consciente do hibridismo decorrente de trocas culturais. A análise literária que se alinha com as perspectivas teóricas que apresenta dá destaque à historicidade de vidas comuns, em ação no cotidiano, inscritas em relações dialógicas e múltiplas, e enseja que vozes antes oprimidas sejam ouvidas.