Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / II Festival de livros e autores da UFBA

II Festival de livros e autores da UFBA

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o Festival de livros e autores da UFBA. O evento, que tem como tema os festejos juninos, acontece no dia 11 de junho, quinta-feira, das 17 às 22h, no Palacete das Artes Rodin Bahia, Graça. Na ocasião haverá confraternização, exposição, vendas promocionais e conversa mediada por Ordep Serra, com Jânio Roque, autor do livro Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano.

Os mais de 100 livros lançados pela Editora da UFBA, entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro de 2015, serão expostos e vendidos com 50% de desconto, com obras a partir de R$10. Além disso, ocorrerá o lançamento de novos títulos que farão parte do catálogo da EDUFBA.

A realização do Festival de livros e autores da UFBA é uma iniciativa que visa promover um maior diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzidos na universidade, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica.

Confira os títulos que serão lançados. 

Serviço:

O quê: Festival de livros e autores da EDUFBA – Temático de Festas Juninas

Quando: 11 de junho

Horário: 17h às 22h

Onde: Palacete das Artes Rodin Bahia, Graça

Data: 
sábado, 7 Novembro, 2015 - 17:00

Saudade sim, tristeza não

A obra traz uma pesquisa que busca compreender a relação entre território, identidade e subjetividade. O fato se deve à proposta do estudo que gerou o livro: trabalhar com as memórias das pessoas atingidas e deslocadas pela barragem de Pedra do Cavalo, localizada na Bahia. Logo, Saudade sim, tristeza não busca compreender como as comunidades atingidas por esta barragem recordavam e significavam os impactos produzidos em suas vidas.

O canto da palavra

Organizador(a): 

O livro, que celebra o poder, a magia e o (en)cantamento da palavra, traz vários estudiosos para compor a narrativa. Tais estudiosos da palavra têm o papel, na obra, de refletir, analisar e se manifestar, auxiliando os leitores a desvendar o texto literário. Dividido em duas partes, Canto e plumagem da palavra e Torto encanto, o título trata, em primeiro lugar, da poesia e posteriormente, da prosa. Além disso, a sua plurissignificação traz a perspectiva de dimensão da cultura da literatura.

Lições de anatomia: Órgãos do Corpo Humano 2ª Ed.

A partir de informações obtidas dos principais tratados de Biomorfologia e Fisiologia, além dos conhecimentos adquiridos pelo autor na prática do ensino, o livro se objetiva a fundir saberes. O estudo do ser humano, originalmente chamado de História Natural do Corpo, possuía pilares em três áreas: Anatomia, Histologia e Fisiologia. A partir desse fato, o autor se esforça para restabelecer o trio original do estudo, buscando um meio de esclarecer nossa natureza e origem.

O cinema brasileiro em Portugal (1960 – 1999): uma análise crítica de filmes brasileiros na imprensa lisboeta

Autor(a): 

Trabalhando em dois campos geográficos e culturais diferentes, recepção transnacional e crítica estrangeira de filmes, o livro aborda o cinema brasileiro em Portugal, particularmente na cidade de Lisboa. A autora realiza uma análise dos discursos dos críticos portugueses à luz de alguns conceitos da estética da recepção, da teoria do cinema e da hermenêutica. Portanto, a obra ajuda a compreender as lógicas de formação das expectativas em torno de alguns filmes brasileiros em Portugal, além de destacar os operadores analíticos e os critérios estéticos e ideológicos que norteiam os críticos portugueses.

Para além dos jogos de futebol: o processo de reestruturação das cidades para a Copa de 2014 e a ‘marca Brasil’

O título analisa como as grandes corporações internacionais contribuem para redefinir as escalas territoriais de poder, por meio de eventos de escala mundial. O autor não se limita à descrição dos investimentos urbanos preparatórios para sediar a Copa do Mundo de 2014, investigando questões que dizem respeito às contradições contemporâneas entre Estado, mercado e cultura, articulados nos limites do modelo de planejamento estratégico das cidades.

Luta e resistência dos moradores pelo direito à moradia em áreas de patrimônio cultural: a formação de uma esfera pública

Diante da implementação do projeto de revitalização da 7ª etapa do centro histórico de Salvador, houve um processo de conflito e resistência específica dos moradores que se opuseram à execução do projeto e buscavam negociação para a garantia do direito à moradia após tal ocorrência. Luta e resistência é, portanto, um livro que busca analisar os embates desse conflito, que expressa contradições entre os moradores locais e o governo do estado da Bahia.

Memórias do telejornalismo na Bahia: lembranças do passado para compreender o presente

Buscando um encaminhamento da compreensão do papel desempenhado pela TV de forma pormenorizada, o organizador do livro traz, através da colaboração de jornalistas, a referência à atuação da televisão em um ambiente regional. Portanto, a obra serve de orientação e reflexão para a construção de um percurso em torno da representação do que é a televisão na Bahia.

Produção imobiliária da cidade de Salvador: entre o público e o privado

O desafio à análise das cidades é constante, principalmente pelo fato de haver a necessidade de conhecer a totalidade das intenções formalizadas de produção do espaço construído. Nesse segmento, a autora faz um recorte buscando compreender os projetos de produção do construído para a cidade de Salvador. Abordar a complexidade e multiplicidade de forças assimétricas atuando na cidade, seus movimentos e perfis só é possível, portanto, com a sistematização, análise e a conferência de sentido crítico das construções do meio.

Sujeito e discurso: diferentes perspectivas teóricas

Abordando os temas que cercam o sujeito e o discurso, o título permite ao leitor refletir sobre as discussões que envolvem tais temáticas. O livro caminha por diversas linhas teóricas, como a Análise de Discurso de linha francesa, Linguística Textual e Linguística Aplicada, podendo interessar o leitor que pretende investigar questões que dizem respeito ao sujeito e ao discurso.

Diálogos metropolitanos: Lima|Salvador; Processos históricos e desafios do urbanismo contemporâneo

O título analisa os processos históricos de transformação e de construção das cidades de Lima, capital do Peru, e de Salvador. Contando com a dupla perspectiva de autores peruanos e brasileiros, o livro discute alguns dos problemas comuns que são hoje desafios para prática da arquitetura, do urbanismo e do planejamento urbanos nestas duas metrópoles latinas.

Júlio Dinis: o romance português de raiz inglesa

Através de um aprofundado estudo sobre Júlio Dinis, a autora do livro avalia de maneira minuciosa a densidade das narrativas do autor português, a fim de analisar através da teoria e da crítica, o recorrente diálogo que se estabelece entre ele e a literatura britânica. Júlio Dinis foi o autor maior do romance português do século XIX e recebeu a contribuição da literatura inglesa. Carmen Abreu se propõe a estudá-lo amplamente, quebrando o silenciamento a que ele está sujeito atualmente. O romance português de raiz inglesa se consolida, portanto, como uma obra chave para os estudiosos de Júlio Dinis.

Direito ambiental, conflitos socioambientais e comunidades tradicionais

A discussão do direito dos povos e comunidades tradicionais é um tema que merece um tratamento sistemático, por ser relevante e incipiente. Logo, a obra assume a função de contribuir para a invisibilidade desses povos e avançar na discussão da sustentabilidade ambiental. Contudo, para que isso seja possível, é necessário compreender que conflitos socioambientais acontecem na sociedade e têm uma lógica que precisa ser melhor analisada pela academia, que tem o compromisso social de afirmar a cidadania plena e o exercício de direitos.

Cinema e sociedade no Brasil: análise de mensagens

O livro é uma reunião de textos sobre o cinema brasileiro, produzidos entre 1993 e 2012, que analisam a potência dos filmes de produzir uma densa representação social. Observando o vínculo que se estabelece entre o cinema e a sociedade, o autor se preocupa também com a contextualização das obras analisadas.

Cultura Pop: Livro Compós 2015

O que move o pop? O que nos move através do pop? Partindo destes questionamentos, o título propõe a reflexão acerca da cultura pop, compreendida como um campo que aglutina ambiguidades, tensões, valores e disputas simbólicas. O livro busca estimular a discussão a respeito das dimensões culturais, estéticas, políticas e mercadológicas do pop, abordadas a partir de múltiplos suportes teóricos e metodológicos e de análises de casos.

Faculdade de Medicina da Bahia: mais de 200 anos de pioneirismo

Trata-se de um livro comemorativo, que traz biografias dos mais ilustres filhos da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb), fundada em 1808, por Dom João VI. Mais antiga instituição superior de ensino do Brasil, a Fameb possui uma história rica e bicentenária, tendo servido de cenário para personagens notáveis da história da medicina no Brasil.

Cosmovisões antigas e contemporâneas

O título se dedica a oferecer uma perspectiva a respeito da relação entre os saberes tradicionais e científicos, evidenciando as similaridades entre as cosmovisões antigas e contemporâneas. Mesmo se tratando de abordagens com linguagens específicas, elas espelham um processo evolutivo do conhecimento, o que implica reconhecer e valorizar a contribuição do legado tradicional, não hegemônico, numa tentativa de descrever a realidade.

A terapia de família vai ao Cinema

O título entrelaça conceitos teóricos que permeiam abordagens da terapia familiar e os dramas e situações vividos por diversos protagonistas de filmes exibidos nos cinemas. As autoras mostram como, ao valer-se das tramas presentes na sétima arte, pode-se dispor de um contexto de reflexão sobre as dinâmicas que as famílias vivem. Combinando suas habilidades como terapeutas e formadoras de terapeutas, Célia Nunes Silva e Silvia Maria Guerra Anastácio transitam entre distintas abordagens de terapia familiar.

Tele-(re)escritura: um giro pelo imaginário nordestino em Ariano Suassuna e Luiz Fernando Carvalho

Neste título, a autora investiga o Nordeste descrito sob a óptica de Ariano Suassuna no livro “Romance d’A pedra do reino e o príncipe do Sangue do Vai-e-Volta” e de Luiz Fernando Carvalho na adaptação televisiva dirigida por ele e exibida em 2007, na Rede Globo. São analisados os aspectos temático-formais na representação da cultura nordestina realizada pelo dramaturgo e pelo diretor, a tradução da linguagem literária para a televisiva e o conjunto imagético-discursivo na recriação audiovisual da obra de Suassuna.

Projetos de educação sexual para escolas e centros educativos

O livro, lançado somente no formato Epub, apresenta 13 projetos pedagógicos elaborados por alunos da disciplina Sexualidade e Educação, ofertada no Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ibio/Ufba), durante o ano de 2011. Os projetos reúnem fundamentação teórica específica sobre o ensino de educação sexual, abordando temas como questões de gênero e descoberta da sexualidade.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram