Início / Novidades / Eventos E Lancamentos / Lançamento Coletivo de Novembro

Lançamento Coletivo de Novembro

O Reitor da Universidade Federal da Bahia, João Carlos Salles Pires da Silva, convida para o Lançamento Coletivo do mês de novembro que acontecerá no dia 12 de novembro, na Antessala do Reitor, no Palácio da Reitoria, Canela.

O Lançamento acontece das 17h às 20h. Na ocasião, serão lançados 12 novos títulos de diversas áreas do conhecimento, dos quais um será eletrônico e estará disponível para download gratuito na página do Repositório Institucional da UFBA. Os novos livros serão apresentados à comunidade acadêmica com preço promocional e os seus autores estarão presentes na ocasião.

Confira alguns dos títulos que serão lançados no Lançamento Coletivo de Novembro:

Data: 
quinta-feira, 12 Novembro, 2015 - 17:00

Conversas de capoeira

Autor(a): 

O título reúne textos publicados entre 2009 e 2013 na internet, nos quais são discutidos diversos temas relacionados ao universo da capoeira. De forma leve e prosaica, o autor utiliza seus 25 anos de vivência na luta e sua proximidade com os estudos da educação e das ciências sociais para dissertar sobre questões como gênero, classes sociais, grupos étnicos, dentre tantas outras que perpassam a análise e a prática da capoeira.

O mentiroso

Com estilo de peça teatral, o livro apresenta a montagem do espetáculo “O Mentiroso”, adaptação do clássico Il Bugardo, de Carlo Goldoni, que, segundo o autor, “surge, hoje, como um alerta à mentira e a hipocrisia”.

Com enredo que gira em torno das mentiras do personagem Lélio dos Humildes ao assumir a autoria de uma serenata dedicada à Rosaura, que na verdade havia sido feita por Florindo, sem amá-la de verdade, e, após, diversas mentiras surgirem na tentativa de encobrir a primeira e, ao fim, Lélio se vê apaixonado pela pessoa a qual mentia desde o principio, o livro pretende instigar a percepção humana para o belo e a verdade.

O escritor e seus múltiplos (ensaios)

O título apresenta 15 ensaios que tratam da atuação de escritores nos campos contíguos da produção de conhecimento, contemplando o processo de constituição dos processo criativos destes autores e a relação estabelecida pelos seus campos, como a escrita ficcional, a atividade acadêmico-docente e a atuação teórico-crítica. Ao longo dos textos, são feitas reflexões acerca das fronteiras da ficção, das questões relativas à autobiografia, ao processo de criação e à crítica literária.

Ouvir o documentário: vozes, música, ruídos

O título traz 12 artigos que, sob diversas perspectivas e com vários enfoques, tratam do estudo do som no cinema documentário, contemplando tanto as vozes como a música e os ruídos presentes nos filmes. Os textos refletem sobre os aspectos sonoros das obras audiovisuais de não-ficção, abordando temas como a chegada do som no cinema nos anos 1930 e a escuta do comentário no filme antropológico.

Mulheres em seriados: configurações

Organizador(a): 

O título apresenta uma 14 artigos que tratam da representatividade das mulheres nas séries de TV americanas. As autoras dão especial ênfase aos seriados de temática policial, tendo em vista que estes são produções geralmente voltada ao público masculino, além de fazer uma análise da mudança no consumo de cultura televisa ocorrida nos últimos anos.

Perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil

O livro é uma coletânea constituída por 31 textos que tratam de questões estratégicas da Arquivologia brasileira contemporânea. Dividido em cinco segmentos, os artigos trazem reflexões acerca dos novos paradigmas e da formação em Arquivologia, além de abordar temas como a legislação que versa sobre o acesso à informação e a discussão em torno do levantamento tipológico em arquivos pessoais. A obra surge num contexto de grande significado para a Arquivologia, visto que nos últimos anos a área vem ganhando cada vez mais expressividade na academia brasileira.

Potencial de agricultura sustentável na Bahia: possibilidades e sugestões de linhas de pesquisa por ecossistemas

Organizador(a): 

Baseado em um simpósio promovido pela Academia de Ciências da Bahia em associação com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o livro demonstra o empenho em organizar estudos sobre a sustentabilidade agropecuária nas diversas regiões da Bahia, tendo em vista as distinções de terreno e o avanço da ciência e da tecnologia,  a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural principalmente do estado em questão.

Administração, política e outros temas

O livro trata da reflexão da autora sobre diferentes temas, a exemplo de política e administração; papel da mulher no mundo em transformação e cultura e sociedade. Abrange ainda homenagens a personalidades do mundo político e acadêmico com quem ela conviveu em sua trajetória profissional.

Embora muitos textos tenham sido escritos nas décadas de 1980 e 1990, guardam, em sua essência, a marca da contemporaneidade, tal a similitude com acontecimentos recentes no atual contexto político e social, além de contribuir para a memória de fatos importantes desse período.

Festas na Baía de Todos os Santos: visibilizando diversidades, territórios, sociabilidades

A coletânea apresenta um olhar singular em relação ao cenário festivo ao redor da Baía de Todos os Santos através de pesquisas realizadas sobre as mais tradicionais e ímpares festas, a exemplo da Mudança do Garcia, da festa de encontros religiosos em São Lázaro e da tradição dos mascarados de Maragojipe, sem desprezar os aspectos do local e global no contexto de globalização.

Acompanhe as Novidades

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter

Siga a Edufba
nas redes sociais

instagram