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Em clima de comemorações, EDUFBA realiza segundo Lançamento Coletivo de 2012 apresentando 13 novos livros (19/06/2012)

2012 é um ano festivo para a Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), que, em setembro, completa duas décadas de atividades. É neste clima que acontece, no próximo dia 19 de junho, terça-feira, a partir das 17h30, na Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA, em Salvador, o Lançamento Coletivo EDUFBA – Junho de 2012. Na ocasião, serão apresentadas ao público 13 obras de diferentes áreas do conhecimento. A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA é uma iniciativa que visa promover a integração entre os mais variados campos de estudos das instituições de ensino superior brasileiras. Busca aproximar pesquisadores e leitores e promover, também, o acesso da sociedade ao conhecimento produzido nas universidades do Brasil, sobretudo na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Em 2011, foram realizados cinco lançamentos coletivos e, no mês passado, foi realizado o primeiro deste ano, que apresentou 15 novos títulos. Prezando sempre pela qualidade de suas publicações e por sua política editorial, a EDUFBA realiza um processo seletivo rigoroso das obras que lança. Todos os originais submetidos à publicação passam por um sistema de avaliação anônimo e pelo Conselho Editorial da EDUFBA, formado por sete membros titulares e três membros suplentes. Ao todo, ela já conta com mais de 800 livros publicados em seu catálogo e tendo nos últimos anos uma média anual de 100 publicações. Conheça, abaixo, os livros que integram a programação do Lançamento Coletivo EDUFBA – Junho de 2012:

Serviço O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – Junho de 2012 Quando: 19 de junho, terça-feira, das 17h30 às 20h30 Onde: Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho (Campus Canela, UFBA – Rua Basílio da Gama, s/n, Canela – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita

Data: 
terça-feira, 19 Junho, 2012 - 17:30

A etnocenologia e seu método

Autor(a): 

A obra integra a coleção Pesquisa em Arte e se insere num processo de estudos sobre formas e padrões de pesquisa em artes cênicas. Um dos temas centrais abordados corresponde ao conjunto de eventos em torno dos quais se deu a constituição de uma nova disciplina científica: a etnocenologia. O autor baseia-se em três constantes para analisá-la: a relação sujeito/ objeto; o aparato linguístico a que se refere essa relação e o quadro epistêmico geral.

Ciência e educação popular comunitária: outros saberes, apropriações outras

A autora afirma que a educação popular está inserida em um contexto de mudanças macro e que buscar organizar-se considerando as novas configurações sociais, inclusive incorporando a ciência como cultura. Neste sentido, esta obra contribui para ratificar o caráter emancipatório da educação e da ciência. Dividida em quatro capítulos, a publicação evidencia a distinção entre ciência, técnica e tecnociência e os impactos nas sociedades contemporâneas. Além disso, a autora defende que o conhecimento científico é atravessado pela cultura e precisa dialogar dialeticamente com outros saberes.

Da casa à praça pública: a espetacularização das festas juninas no espaço urbano

Fruto de uma pesquisa de doutorado defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), esta publicação apresenta o viés mercadológico das festas privadas, de “camisa”, que, por vezes, é contrabalançado pelo espaço festivo – ainda que residual – dos terreiros frontais das casas ou das trilhas rurais, ao tempo que as festas nos espaços públicos, como em praças, são também espaços de expressão para manifestações culturais de caráter local e regional.

Diálogo entre a sociologia e a psicanálise: o indivíduo e o sujeito

A autora recorre à vasta obra teórica de Sérgio Paulo Rouanet para mostrar a possibilidade de entrelaçamento entre a dimensão social e a dimensão psíquica do ser humano. Rouanet considera “impossível entender a luta de classes, as situações externas de opressão, de ideologia, sem entender os mecanismos psíquicos que condicionam todas essas distorções”. Baseada neste pressuposto, Denise desenvolve sua obra de forma acessível aos interessados no tema. 

Estudos com estudantes egressos: concepções e possibilidades metodológicas na avaliação de programas

Esta publicação reúne reflexões metodológicas que indicam dificuldades e potencialidades a partir de experiências concretas no âmbito da avaliação das ações que integram o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem). Reporta-se aos elementos que avaliam este programa socioeducacional, com especial atenção à relevância dos estudos com seus egressos. Dividida em sete capítulos, tem como objetivo apresentar estratégias que permitam aos profissionais do campo educacional ter maior clareza sobre como avaliar programas e políticas governamentais para a educação, contribuindo com as discussões acerca desta questão e, por fim, com a melhoria da qualidade da educação em nosso país.

Idea factory: 100 games and fun activities for your English Classes

Este livro apresenta atividades práticas que contribuem para o aprendizado da língua inglesa nos níveis iniciais e pré-intermediários. Escritas por professores de inglês para professores de inglês, as atividades reunidas neste livro, todas anteriormente testadas na prática, podem ser usadas com grandes ou pequenos grupos de alunos. Objetivam desenvolver competências comunicativas na língua inglesa e prezam, ainda, pelo desenvolvimento de conhecimentos culturais.

Itapuã da ancestralidade africano-brasileira

Diante do universo simbólico que permeia o bairro de Itapuã, o livro realça a influência tupinambá naquela região e sua coexistência com a civilização africana. Ressalta ainda, as formas de sociabilidade, valores e linguagens da presença africana e as perspectivas que se abrem para a afirmação dos princípios de ancestralidade que dinamizam o estar no mundo de muitas comunalidades na Bahia. Também são abordados aspectos da Educação, destacando referências sobre as políticas implementadas no Brasil e suas repercussões em Itapuã.

Lei e costume: experiências de trabalhadores na Justiça do Trabalho (Recôncavo Sul, Bahia, 1940-1960)

Esta obra analisa como os organismos jurídicos foram apropriados por diferentes categorias de trabalhadores do Recôncavo Sul, através de um conjunto de reclamações trabalhistas movimentadas nas Comarcas das cidades de Cachoeira, Nazaré e Santo Antônio de Jesus, entre as décadas de 1940 e 1960. Buscando apreender as formas como trabalhadores de localidades do interior da Bahia se relacionaram com a Justiça do Trabalho e a legislação trabalhista, a abordagem empregada no livro privilegia as articulações entre trabalhadores, Estado e patrões no processo de “judicialização” das questões trabalhistas e suas implicações na cultura dos trabalhadores da região.

Mediação e Midiatização

Este livro aborda os conceitos de Mediação e Midiatização, levando em consideração suas limitações, potencialidades, articulações e contribuições para as análises dos processos comunicacionais contemporâneos. Divide-se em duas partes: Mediação e midiatização: conexões epistemológicas, que discute aportes teórico-metodológicos e conceitos-chave da área, e Percursos investigativos, que aborda as noções de midiatização e mediação no campo da pesquisa empírica e na análise dos processos e produtos midiáticos.

Mídias sociais: saberes e representações

Hoje, a grande maioria dos setores da sociedade já foi influenciada, direta ou indiretamente, pelas mídias sociais. E é neste contexto que surge a necessidade de debater, dentro e fora da academia, este fenômeno. Dentre os assuntos abordados, estão a interatividade e a participação em contexto de convergência midiática, a sociabilidade em RPGs on-line, a interação pessoal mediada pelos blogs, a prática religiosa em tempos de internet, o fenômeno das compras coletivas e a circulação de música nos sites de redes sociais.

Nas asas da borboleta: Filosofia de Bérgson e Educação

Esta obra apresenta a Pedagogia da Duração em um texto poemático-filosófico. A partir das ideias de Bérgson, a autora fala sobre a linha tênue entre o fluir do tempo e o espaço sólido. Rita Célia reúne os conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico com sua vocação para a poesia e o resultado é um livro que vai além da pedagogia de Bérgson, utilizando-o apenas como um interlocutor.

O catolicismo brasileiro e a construção de identidades negras na contemporaneidade: um olhar socioantropológico sobre a Pastoral Afro-Brasileira

Partindo da fronteira entre religião e raça, este livro reflete sobre a construção política e cultural do movimento nacional de negros chamados Agentes de Pastoral Negra (APNs). Discute cultura, etnia e identidade a partir de um olhar interdisciplinar, que abarca desde discussões sobre a cultura afrobrasileira até questões sobre a Igreja Católica do Brasil. Este trabalho, fruto da dissertação de mestrado em Antropologia Social do autor, proporciona ao leitor discutir e refletir sobre a diversidade cultural das origens africanas, além de oferecer dados que possibilitem uma maior compreensão das militâncias negras na contemporaneidade.

O ensino de jornalismo na era da convergência: conceitos, metodologias e estudos de casos no Brasil

Organizador(a): 

Esta publicação reúne textos apresentados no I Seminário Nacional de Ensino de Jornalismo, evento promovido pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), em 2010. A obra é dividida em três blocos, sendo que o primeiro aborda os conceitos teórico-metodológicos do campo jornalístico. A segunda parte é dedicada aos estudos empíricos dos cursos de Jornalismo inseridos na Rede PROCADJOR e, por fim, são apresentados estudos de casos brasileiros, construídos por pesquisadores que não possuem vinculação direta com o Programa.

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