Edufba realiza seu último Festival de Livros e Autores do ano
Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, a Edufba promove sua última feira de livros do ano: o XI Festival de Livros e Autores da UFBA. Na ocasião, serão lançados 18 novos livros, de várias áreas do conhecimento, com a presença de seus respectivos autores para uma sessão de autógrafos. Todos os lançamentos, assim como todos os títulos publicados em 2016, serão comercializados com 50% de desconto.
O evento acontecerá das 17h às 21h, no pátio do Palacete das Artes - Rodin, localizado no bairro da Graça.
Confira a lista dos livros que serão lançados na ocasião.
Água no pote e a cobra verde na fonte: saberes culturais Kaimbé
O livro reúne histórias que partem da memória narrativa dos saberes sensíveis dos mestres Kaimbé, de desenhos dos estudantes indígenas e de registros etnográficos. O conjunto de etnomapas, textos e desenhos − que possibilitaram conhecer e refletir os diversos aspectos ambientais e culturais do Povo Indígena Kaimbé − são fruto de diálogos de saberes entre os mais velhos e os jovens, articulados por uma equipe colaborativa e intercultural de pesquisadores externos e locais, desde 2004.
App-learning: experiências de pesquisa e formação
O livro traz um conjunto de estudos e experiências de professores/pesquisadores que praticam o que Lucia Santaella (2016) nomeia, no prefácio, como App-Learning. Isto é, o uso de determinados aplicativos para celulares, tablets e computadores como estratégias pedagógicas que ajudam a desenvolver a autonomia de professores e alunos. Os relatos reunidos enfatizam os desafios e as dinâmicas que os aplicativos proporcionam em diversos processos de pesquisa, extensão, ensino e aprendizagem na era das conectividades.
A reinvenção do desenvolvimento: agências multilaterais e produção sociológica
O livro analisa a circulação de ideias, a influência e as relações complexas entre as agências multilaterais e a agenda de pesquisas das Ciências Sociais, dando maior atenção para a Sociologia, nos últimos 20 anos. De caráter interdisciplinar, os artigos presentes na obra articulam experiências e conhecimentos dos seus autores com o campo da Sociologia, contribuindo para a renovação da agenda do desenvolvimento contemporâneo que permitem observar como se configura as relações entre a ciência, os atores e a política, considerando os organismos internacionais como agentes políticos globais em interação com diversos setores da sociedade.
Cadastro único: tecnologia de reclassificação social
O livro analisa o processo de criação, desenvolvimento e operacionalização do sistema de Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Por meio de entrevistas, noticiário jornalístico e consultas a documentação institucional, a obra se debruça sobre a gerência das políticas sociais focalizadas que exigem a operação de uma estrutura institucional e tecnológica complexa, voltada à produção de estatísticas para se definir sobre quem são os pobres do Brasil – o público-alvo das ações assistencialistas do Estado.
Capítulos de História dos Comunistas no Brasil
A obra reúne artigos que narram alguns episódios dos mais de 90 anos da história dos Comunistas no Brasil, desde a fundação do Partido Comunista do Brasil (PCB), em 1922, documenta à ascensão da história das lutas da juventude e dos trabalhadores nas décadas de 1930 e 1940, passando pela clandestinidade, com a Ditadura Militar, em 1964, e a retomada dos estudos voltados para esta área. Com o intuito de historiar algumas lacunas no conhecimento histórico sobre o tema, conhecidos historiadores se juntam a novos investigadores para oferecer capítulos da história de uma das mais importantes organizações de esquerda existentes no Brasil.
Enlaçando sexualidades: uma tessitura interdisciplinar no reino das sexualidades e das relações de gênero
O livro reúne textos que compõem a interdisciplinaridade dos estudos sobre sexualidade e gênero por meio da visão de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, que tratam de assuntos recorrentes da vida cotidiana analisados na perspectiva da educação e da sexualidade, da moralidade e outros temas que permeiam a temática da sexualidade e das relações de gênero.
Experiências com psicanálise na universidade: ensino, pesquisa e extensão
A obra se propõe a analisar algumas experiências com a psicanálise na universidade. Com isso, busca-se contribuir com o desenvolvimento de novos estudos, análises, reflexões e produções de saberes sobre essa temática. Organizado em duas partes, o livro trata, em um primeiro momento, das relações entre a psicanálise e a pesquisa na universidade, para, posteriormente, discutir práticas de ensino e extensão na universidade, problematizando-as à luz da psicanálise.
Fumo de Angola: canabis, racismo, resistência cultural e espiritualidade
Composta por 23 artigos, a obra trata de temas que destacam as inter-relações entre maconha e racismo; religiosidade e xamanismo; maconha como “problema de segurança pública”; etnobotânica; toxicomania; “desbunde e caretice”; cultos afro-brasileiros; autocultivo doméstico; e etnografias sobre áreas culturais diversas: Jamaica, México e Himalaia. A coletânea também aponta a maneira como a proibição da maconha e outras drogas funciona como estratégia de controle político e social sobre segmentos considerados “perigosos” em diferentes momentos da história.
Histórias e espaços portuários: Salvador e outros portos
A obra surge a partir do seminário “Cem anos do Porto de Salvador”, com a intenção de contribuir para a historiografia dos portos e também com a pesquisa da História Atlântica, que relaciona as costas marítimas dos países colonizados. Os textos apresentados nesta coletânea abordam a urbanização das cidades litorâneas do Brasil a partir das atividades mercantis dos portos. Através da leitura, é possível conhecer as especificidades dos portos no bairro do Comércio, em Salvador, além de Ilhéus, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Histórias e espaços portuários expõe a contribuição dos portos para a configuração social, econômica e política das cidades marítimas e, por conseguinte, do país.
Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, arquitetura e design
Este livro materializa a multiplicação dos resultados do curso intensivo internacional Iconografia: pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, realizado no Museu de Arte da Bahia (MAB) coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. São 13 artigos presentes na publicação de autoria de pesquisadores brasileiros e portugueses que se debruçam sobre o protagonismo da imagem, a linguagem figurativa, que se configura como ponto de partida para as análises iconográficas e diversas outras temáticas da área.
Identidade, cultura, formação, gestão e tecnologia na educação de jovens e adultos
O universo pedagógico e escolar é retratado no livro através dos trabalhos de pesquisa realizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos – Mestrado Profissional (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Duas partes compõem o conteúdo abordado: a primeira transita pelos problemas ou situações de aprendizagem e o distanciamento entre sala de aula e contexto de vida do aluno; a segunda aborda a docência, a gestão de escola e a formação de professores.
Literatura (pós-colonial) caribenha de língua inglesa
A literatura dos países caribenhos anglófonos é discutida neste livro, que além de refletir sobre a terminologia literatura pós-colonial e pós-moderna, contém dados histórico- geográficos do Caribe. A obra busca desconstruir o imaginário colonialista que envolve o Caribe, fazendo uso de uma abordagem da psicanálise e passando pela questão de gênero, tendo em vista a influência dessas temáticas sobre a literatura caribenha.
Modernização do poder executivo na Bahia: estratégia e dinâmica do Programa de Reforma Administrativa do governo Lomanto Júnior (1963 - 1967)
É o resultado de uma pesquisa historiográfica na qual mostra o processo de declínio da estrutura administrativa no estado da Bahia na época, até a implantação de um estrutura modernizada. O autor, no contexto narrado no livro, ocupava o cargo de coordenador geral do Programa de Reforma Administrativa e relata por meio de depoimentos, conversas informais e análise de dados como se constituiu a implementação do novo modelo.
Narrativas sobre o cuidado alimentar e o comer na escola
A obra reúne textos diversos sobre o cuidado alimentar com crianças e adolescentes, o comer na escola e outros saberes que envolvem a alimentação e sua origem rural. O livro faz um convite à reflexão sobre a alimentação, em interface com a cultura em cada cenário social, na tentativa de compreender a pluralidade de significados entre o comer na escola, em casa e na rua. Os escritos tratam do cuidado e da comida enquanto linguagens da cultura que se organizam no cotidiano, junto a outros objetos do mundo, como a escola, onde se produzem, permanentemente, sentidos do comer.
O palhaço Cadilac: a memória do circo e a reinvenção de uma tradição
Partindo da década de 1950, o livro traça a trajetória do palhaço criado e vivido pelo pernambucano João Francisco Silva, assinalando seu legado e importância. A autora apresenta registros minuciosos de todo o repertório cômico de Cadilac, que inclui entradas, reprises, esquetes, brincadeiras, cantorias etc. Sua pesquisa busca a compreensão do fenômeno registrado, principalmente, sobre a perspectiva da teoria do espetáculo, da dramaturgia e da antropologia.
Orçamento participativo e gestão pública societal: uma experiência em Vitória da Conquista-BA
O livro analisa o Orçamento Participativo da cidade de Vitória da Conquista, situada no centro-sul da Bahia e suas possibilidades efetivas de democratizar a gestão pública municipal, a partir da emergência de experiências participativas de gestão e em meio às discussões sobre a reforma do Estado. Para além da análise, o autor conduz ao debate as principais correntes teóricas sobre o orçamento participativo e a teoria democrática, na qual diferentes modelos de democracia são avaliados, como a democracia participativa, deliberativa e representativa, além de abordar o modelo de gestão pública societal, para compreender a evolução das experiências de gestões participativas nas cidades.
Pesquisa, formação, alfabetização e direitos em educação de jovens e adultos
A coletânea reúne textos de pesquisadores que participaram do Encontro Internacional de Educação de Jovens e Adultos (ALFA/EJA), promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Composta por dez capítulos divididos em três eixos socializa ideias e reflexões dos professores e pesquisadores que colaboraram para potencializar a obra acerca da temática “Alfabetização e EJA: reflexões, práticas e desafios”.
Poética oral do samba de roda das margens do velho chico
Realizando uma viagem pelas águas poéticas do Velho Chico, a obra apresenta um estudo sobre as narrativas orais em prosa e verso e as canções do samba ribeirinho, que retratam a experiência cotidiana desse lugar e os sentidos diários que se configuram como as formas que as sambadeiras e sambadores veem o mundo. Sendo assim, o livro foca nas representações e simbologias presentes nas cantigas do grupo de samba de roda “É na pisada ê”, assim como os aspectos estruturais da lírica de sua poética, tais como: estrofe, rima, versificação, musicalidade, dentre outros.