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Edufba promove Lançamento Coletivo

Segundo coletivo do ano acontece no dia 27 de maio, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA

A Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) convida para o segundo lançamento coletivo de 2014. O evento acontece no dia 27 de maio, terça-feira, às 17h, no Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, em Ondina, Salvador. Na ocasião, 15 livros de diversas áreas do conhecimento serão apresentados ao público, que poderá adquiri-los a um preço promocional. A realização dos lançamentos coletivos da EDUFBA é uma iniciativa que visa promover um maior diálogo entre os diversos campos do conhecimento produzidos na universidade, facilitando o acesso da sociedade à produção acadêmica.

Serviço

O quê: Lançamento Coletivo EDUFBA – maio de 2014 Quando: 27 de maio, terça-feira, das 17h00 às 21h00 Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA (Campus Ondina, UFBA – Rua Barão de Jeremoabo, s/n, Ondina – Salvador, Bahia) Quanto: entrada gratuita

Conheça as obras que integram a programação do Lançamento Coletivo EDUFBA – maio de 2014:

Data: 
terça-feira, 27 Maio, 2014 - 17:00

A cidade poli(multi)nucleada

Organizado em duas partes, o livro reúne textos produzidos por estudiosos das áreas de história, geografia, educação e letras, sendo resultado de pesquisas nas quais os autores analisam práticas políticas, experiências religiosas e educacionais, comportamentos, manifestações culturais e saberes da cidade de Serrolândia. O livro convida o leitor a descobrir que as histórias e narrativas, “apesar de pronunciadas de um determinado lugar, estão contextualizadas em um ângulo espacial mais amplo, afinal toda cultura local é também global”.

Cinema e Literatura: narrativas e poéticas

O livro aborda o diálogo entre o cinema e a literatura. Com olhar abrangente sobre as diferentes manifestações artísticas, centradas no diálogo intersemiótico, os organizadores, dedicam uma parte do livro aos percursos do cordel no cinema, além de, no final da obra, convidar o leitor a reflexões acerca dos possíveis diálogos entre as temáticas. Dividido em capítulos, o livro é composto por artigos onde são desveladas diversas abordagens que envolvem as relações entre essas duas manifestações artísticas distintas.

Direito autoral, propriedade intelectual e plágio

Composto por nove capítulos, a coletânea reúne textos que trazem desde o conceito de plágio, sua evolução histórica e as sanções civis previstas na vigente Lei de Direito Autoral até o direito autoral no contexto do ambiente acadêmico e a disponibilização de conteúdos em acesso aberto. A obra resulta de palestras proferidas no Painel Direito Autoral, evento realizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Extensão (Next) do Instituto de Ciência da Informa¬ção da Universidade Federal da Bahia (ICI/UFBA), em parceria com a Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJB), em setembro de 2011, e de capítulos de autores convidados a compartilhar seu conhecimento sobre a temática em questão, o livro traz reflexões sobre direito autoral e plágio na universidade e na sociedade contemporânea, bem como sobre as questões que envolvem propriedade intelectual e acesso livre na internet.

Educação e formação: diferentes contextos

Organizador(a): 

A coletânea apresenta artigos que abrangem diversas áreas do conhecimento, o que torna a obra multidisciplinar, podendo ser utilizada, dessa maneira, por estudiosos e pesquisadores de várias disciplinas. Eles tratam dos problemas da atualidade envolvendo o desenvolvimento integral do ser humano, com especial atenção para a infância e as diferentes relações existentes nas unidades dialéticas ensino-aprendizagem e docente-discente.

Enredos, feituras e modos de cuidado

Resultado de um trabalho etnográfico, reflexões teóricas e fruto de um longo período de pesquisa e participação no candomblé, o livro parte de um esforço para compreender o processo de construção dos laços entre humanos e entidades do candomblé – orixás, exus, erês e caboclos. Ao descrever o mundo vivido no terreiro e sua experiência prática como filha de santo, a autora aborda a questão da convivência, das formas e possibilidades de viver junto como são cultivadas no terreiro.

Entre-linhas: educação, fenomenologia e subjetividade

O livro está organizado como uma coletânea de artigos que trata sobre as diferentes possibilidades de contribuição da fenomenologia para a compreensão da educação. O seu principal objetivo é discutir algumas das principais considerações sobre contemporaneidade frente ao conceito de subjetividade no interior das ciências humanas, e refletir o sentido da experiência e da prática para a compreensão da subjetividade e da pesquisa no campo da educação, além da questão da tradição frente aos novos modelos de educação.

Festa e Corpo

Resultado de uma pesquisa que buscou identificar e compreender as formas de expressões do corpo como a dança, a capoeira e outras formas estéticas e performáticas, o livro trata da relação entre corpo e festa, particularmente nas festas populares da Bahia. Partindo do pressuposto em que as expressões artísticas dos corpos podem constituir parte de uma descoberta, o organizador da obra contextualiza cada festa historicamente e apresenta seus aspectos culturais.

Gerenciamento de impressões em entrevistas de emprego na prática profissional

Organizado em cinco capítulos, o livro tem como objetivo “abordar o uso do gerenciamento de impressões pelo candidato em entrevistas de emprego, visando qualificar melhor o entrevistador para compreender e lidar adequadamente com este fenômeno”. Além de trazer discussões acerca da percepção social de pessoas em processos de avaliação, a obra também traz considerações a respeito da necessidade de mais estudos empíricos e teóricos sobre o gerenciamento de impressões, especialmente para subsidiar ações de treinamento de entrevistadores.

Introdução à etnografia institucional

Organizador(a): 

Resultante de uma série inicial de estudos no âmbito da pesquisa qualitativa no campo da saúde, o livro está dividido em duas partes: a primeira contempla reflexões de cunho teórico-metodológico acerca da etnografia institucional; a segunda procura ilustrar os aspectos conceituais apresentados na primeira parte através de relatos de pesquisa. Nos textos que compõem na obra estão expostas experiências empíricas. São estudos realizados acerca do campo da saúde pública em diferentes contextos sociais, visando ilustrar as reflexões apontadas na introdução e no material contido na primeira parte do livro.

Medicalização da educação e da sociedade

Resultado dos debates realizados no I Simpósio Internacional e I Simpósio Baiano Medicalização da Educação e da Sociedade: ciência ou mito?, o livro tem por objetivo aprofundar o debate em torno da educação medicalizada. “A expectativa, com a publicação deste livro, é que a qualidade envolvida no evento possa atingir outros interessados no tema, contribuindo, assim, com a discussão crítica da medicalização da educação e da sociedade, na direção de uma sociedade que respeite as diferenças e promova uma educação de qualidade, socialmente referenciada, para todos e todas, sem distinção e sem a necessidade de rotulação por meio de diagnósticos médicos que não enfrentam os reais problemas vivenciados na vida diária escolar.”

Permanecer na escola

Autor(a): 

Resultado da tese de doutorado onde a autora procura compreender as razões que levam jovens, que apesar de todas as adversidades, a rever sua relação com a escola e nela permanecer, o livro se divide em cinco capítulos. Neles são abordados desde o processo de escolarização dos segmentos mais pobres da população, e as dificuldades de permanência destes sujeitos na escola, até uma leitura analítica das falas dos sujeitos.

Por trás da serra

Organizado em duas partes, o livro reúne textos produzidos por estudiosos das áreas de história, geografia, educação e letras, sendo resultado de pesquisas nas quais os autores analisam práticas políticas, experiências religiosas e educacionais, comportamentos, manifestações culturais e saberes da cidade de Serrolândia. O livro convida o leitor a descobrir que as histórias e narrativas, “apesar de pronunciadas de um determinado lugar, estão contextualizadas em um ângulo espacial mais amplo, afinal toda cultura local é também global”.

Qualidade do Ensino

Resultado de grande investimento do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP), a obra traz reflexões sobre a qualidade efetiva da docência universitária, além de mostrar o que pensam os docentes sobre a qualidade do ensino. É um livro inspirador sobre o ensino, a pesquisa em grupo, a aprendizagem, o ensino com pesquisa e sobre a formação do docente universitário.

Tópicos em saúde, ambiente e trabalho: um olhar ampliado

“Padrões de saúde e qualidade de vida das populações são estabelecidos por redes complexas de relações entre produção e ambiente”. A obra tem como objetivo explorar e descrever as condições de trabalho distintas, afetando a gênese e a permanência dos problemas de saúde gerados entre os trabalhadores do estado da Bahia e seus familiares. É uma apresentação de realidades diversas que permitem observar a diversidade do mundo que nos cerca (envolvendo a produção e o ambiente) e seus impactos na saúde.

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