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UFBA promove o 23º Festival de Livros e Autores

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) realiza, nos dias 11 e 12/6, das 17h às 20h, o 23º Festival de Livros e Autores da Ufba. O evento acontece no Palacete das Artes, em Salvador, e promove o lançamento de 21 livros da Editora da Ufba (Edufba), que estarão com preços promocionais. Além disso, as obras lançadas pela Edufba no segundo semestre de 2018 e primeiro semestre de 2019 terão desconto de 30%.

Confira os lançamentos do 23º Festival.

Serviço:

Evento: 23º Festival de Livros e Autores da Ufba

Data: 11 e 12 de junho de 2019

Horário: das 17h às 20h

Local: Palacete das Artes (Rua da Graça, 289, Graça, Salvador/Bahia).

Data: 
terça-feira, 11 Junho, 2019 - 17:00

Do Direito autoconstruído ao direito à cidade: porosidades, conflitos e insurgências em Saramandaia

A partir do bairro de Saramandaia, em Salvador, movimentando-se no diálogo entre o direito, o urbanismo e métodos etnográficos, a autora elabora uma reflexão acerca do direito à cidade e do direito autoconstruído. Esse conceito remete a uma fuga da formalidade jurídica estatal e à dilatação da ideia de direito, de modo que esta contemple as diversas formas da produção de direitos, atentos e concentrados na “produção da juridicidade que emana dos processos de autoconstrução dos territórios populares”. Ao se debruçar sobre a temática, a autora revela a gênese de um direito plural, marcado por práticas insurgentes e complexas fontes de legitimação.

Entra em beco, sai em beco: formas de habitar o Centro: Salvador e Lisboa

A autora convida-nos neste livro a fazer uma viagem ao interior do lado mais oculto dos centros históricos de duas cidades: Salvador da Bahia, no Brasil, e Lisboa, em Portugal:  comparativa, etnográfica e historicamente, dá-nos a conhecer as múltiplas formas e modos de habitar de algumas das áreas mais esquecidas e pobres de ambas as cidades. O habitar de um conjunto de becos/avenidas, casarões e pátios destas cidades é-nos descrito com grande maestria e perspicácia, analítica e interpretativa, aprofundando os interstícios destes espaços abandonados e escondidos que, ao mesmo tempo, são tão centrais e estruturantes da vida urbana e metropolitana. O livro tem ainda o mérito de relativizar noções como habitabilidade, marginalidade urbana, e vizinhança, constituindo-se como um contributo fundamental para o conhecimento das nossas cidades e seus centros históricos em processo de transformação acelerada.

Estado, Proteção Social e Segurança Pública

Os textos presentes na coletânea discutem o Estado, seus diferentes modelos, a proteção social dispensada e a questão da segurança pública. O livro se apresenta como um espaço de exercício da interdisciplinaridade e da reflexão teórico-epistemológica fundamental num campo em formação no Brasil, buscando articular a proteção social, por um lado, e o elemento da segurança pública, por outro. A importância das reflexões se revela diante de uma provável crise do "welfare state" e da gênese de um Estado de nova conformação, com perdas de direitos anunciadas e deterioração de conquistas sociais históricas.   

Geografia Escolar, iniciação à docência e diversas linguagens

Organizador(a): 

A partir do reconhecimento da falta de motivação dos estudantes em relação às aulas e da necessidade de possibilitar a criação de diferentes estratégias de ensino ancoradas nas múltiplas linguagens, os autores dos textos que compõem este livro orientam-se pela premissa de que a atividade lúdica é um importante recurso didático-pedagógico nas práticas de ensino. Concentrados no recorte da Geografia, defendem que a disciplina deve apontar caminhos para um ensino mais próximo da realidade do(a) estudante, da dinâmica do mundo e da formação integral. Para isso, apostam no diálogo da Geografia com as artes – música, literatura, imagem, cartografia e cinema –, potencializando outros modos de ensinar e aprender em sala de aula.

História e técnicas de conservação e restauração de obras clássicas em gesso

O livro aborda a conservação e o restauro de obras de arte em gesso. O trabalho de restauro é desnudado da mística que o cerca, possibilitando uma visão detalhada da sua complexidade técnica e científica e permitindo que a leitora e o leitor compreenda-o como um processo que abarca múltiplos tempos: passado, presente e futuro. Esse ofício é valorizado com a exposição do trabalho realizado na gipsoteca da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e sua contribuição para a manutenção do patrimônio cultural da universidade.

Marca lugar, comunicação e cultura

A obra reúne textos sobre comunicação, cultura e publicidade a partir da perspectiva de diferentes autores. A primeira parte do livro é composta por artigos que tratam da campanha publicitária “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”. A campanha buscava atrair estrangeiros para o país, que sediaria a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. As peças publicitárias são analisadas por meio de diferentes modelos teóricos, como a semiótica, a análise do discurso e o estudo de recepção. Já a segunda parte reúne escritos de autores brasileiros e internacionais sobre as interfaces entre os campos da comunicação e da cultura.

Museus virtuais e jogos digitais: novas linguagens para o estudo da história

A proposta da obra é dar voz a pesquisadores/as, professores/as e historiadores/as do Brasil e de Portugal que vêm experimentando a mediação dos  jogos digitais e museus virtuais em espaços diferenciados para aprendizagem e ressignificação de conceitos históricos. A interação com esses artefatos tecnológicos e culturais estimula uma simulação e experiência por imersão em âmbitos semióticos que, além de engajar jogadores/as e visitantes, possibilita a aprendizagem significativa. As questões apresentadas na obra ainda têm pouco eco no espaço acadêmico brasileiro e indicam o muito que precisamos avançar no Brasil, na discussão sobre games e museus digitais.

Nebulosas do pensamento urbanístico – Tomo II – Modos de fazer

A coleção Nebulosas do Pensamento Urbanístico resulta de um trabalho coletivo e tem como principal objetivo trazer uma contribuição teórica e metodológica sobre diferentes modos de pensar e de fazer a história do urbanismo e as formas de narrá-la. A expressão modos de fazer – que dá título a este segundo tomo, após os modos de pensar – significa modos de agir e pressupõe um pensar em ato. Isto é, um pensar que é ação em suas condições efetivas de ser. Dito de outro modo, uma ação que sabe-se um pensamento em toda sua potência crítica e, assim, em sua porosidade e capacidade de transmutação, à medida que experimenta métodos e se experimenta social e culturalmente.

O português escrito por afro-brasileiros no século XIX: as atas da Sociedade Protetora dos Desvalidos

Organizador(a): 

A obra reúne análises linguísticas de uma série de atas de reuniões da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), irmandade negra existente na Salvador do século XIX. Os textos concentram-se em aspectos gramaticais da escrita das atas, como as concordâncias verbal e nominal, o uso do objeto direto anafórico e o sujeito nulo. No entanto, as discussões transcendem o campo teórico-gramatical e revelam diferenças entre o português brasileiro e o europeu, ajudando a entender a relação entre linguagem, cultura e sociedade.

Salvador e os Descaminhos do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano – Construindo novas possibilidades

O livro é o primeiro volume de uma série voltada para a discussão da problemática urbana de Salvador e região metropolitana. Essa primeira publicação reúne textos, entre análises, informes técnicos, pareceres, ensaios e documentos, que possibilitam o exame e a análise crítica do PDDU de Salvador, aprovado em 2016. O processo, documentado com rigor na obra, merece a atenção não apenas de profissionais e acadêmicos/as de urbanismo, arquitetura e engenharia, mas também de quaisquer cidadãos e cidadãs interessados/as na defesa de seu direito à cidade.

Sertão em cores: caminhos para ensinar e aprender com imagens do sertão

A obra busca desenvolver estratégias e atividades didáticas para promover as práticas de educação contextualizada no sertão semiárido brasileiro. O autor favorece as relações construtivas de convivência dos sujeitos com o contexto natural, socioeconômico, político e cultural do lugar que habitam. No decorrer do livro, deixa transparecer o esforço para fazer valer princípios de uma educação que coloca o aluno no lugar do agente produtor de conhecimento e o professor como mediador e gerenciador de alternativas metodológicas.

A Política Cultural de Richard Rorty – outros caminhos para a política e para a cultura

Esta obra analisa como o tema da crítica da cultura estrutura-se no pensamento de Richard Rorty. O livro também pode ser lido como uma introdução ao pensamento rortyano a partir do escrutínio de sua proposta metafilosófica, pois é justamente sua investigação sobre a natureza dos problemas filosóficos que o conduz ao entendimento da filosofia como um tipo de política cultural. A tese defendida pelo autor é a de que a filosofia de Rorty desenvolveu-se pela via oposta ao pensamento de Kant. Ou seja, em vez de separar o juízo estético da razão prática e da razão pura, Rorty busca fazer o inverso e mostrar como arte, moral e teoria estão entrelaçadas. Por isso mesmo, a proposta rortyana deveria ser entendida, antes de tudo, como uma tentativa de conciliação entre as esferas da cultura através das quais os indivíduos reflexivos tentam dar sentido às suas vidas.

Analista cognitivo: uma profissão interdisciplinar

Na obra, promove-se o delinear do analista cognitivo em sua realidade concreta. As análises foco desse profissional, se prestam a ações muito diferenciadas umas das outras, mas há um fio condutor também político, ético, social em suas operações de intervenção em dinâmicas de produção. O(A) analista está diante de uma dinâmica que requisita algo além do saber acumulado em sua área de atuação. Ele requisita a ousadia, a invenção, a criação e a consistência de seus operadores metodológicos que deem conta das emergências e produzam aumento de potência e de possibilidades múltiplas em todas as direções e sentidos e de forma radicalmente inclusiva.

Apraxia – Sobre a complexa relação entre corpo e linguagem

Autor(a): 

As “apraxias” às quais a obra refere-se em seu título são problemas de ordem funcional e cuja explicação permanece aprisionada no dualismo mente-corpo. A autora trata das patologias da linguagem e busca compreender as situações em que o corpo foge ao controle voluntário. O livro traz a visão de intérpretes clássicos das (a)praxias, como Piaget, com novidades argumentativas a partir da reinterpretação da relação entre estrutura, função e funcionamento corporal à luz da aproximação à Psicanálise, o que resulta em uma investigação ampla e humanista do seu objeto de pesquisa.

Decisões liminares na judicialização do direito à saúde pública

A obra analisa o fenômeno da judicialização do direito à saúde pública, concentrando-se no Município de Salvador, no período entre 2014 e 2016. O autor busca compreender a dinâmica das instituições atuantes no cenário a partir do qual o juiz constrói suas decisões. Para dar robustez à pesquisa, realizou entrevista com protagonistas do fenômeno e examinou mais de 600 processos judiciais, detalhando múltiplas variáveis. Os resultados indicam a necessidade de se pensar a saúde pública por meio de outros paradigmas, compreendendo a sua pluralidade e buscando soluções transdisciplinares para os conflitos.

O simbolismo da cultura

Autor(a): 

O livro é voltado para estudantes das Humanidades, num sentido amplo, que contempla todos aqueles que se interessam pelo avanço do conhecimento na área. Nos textos que compõem a obra, o autor discute conceitos chave para as ciências sociais, como “identidade”, “monumento”, “mito”, e “etnografia”. Para dar novos sentidos a palavras e dicotomias como “erudito” e “popular”, recorre à análise da antiguidade clássica e seus ícones, como o poeta Homero, apresentando uma perspectiva diferente para se avaliar os diferentes conhecimentos cultivados nos diferentes estratos da sociedade.

Panorama da Inserção do/da Assistente Social na Política de Educação

A coletânea reúne artigos que discutem o trabalho do/a assistente social na política de educação, com ênfase na região Nordeste. Dividida em duas partes, traz, primeiro, textos mais gerais sobre a atuação do serviço social na política de educação no Brasil, sobre a assistência estudantil e sobre o perfil do assistente social no contexto analisado. Na segunda parte, os textos resultam de pesquisas e estudos sobre o exercício da profissão, tomando como referencial os eixos da educação básica, da educação profissional e tecnológica e da educação superior. As autoras reforçam a necessidade de se realizar um debate histórico-crítico acerca do serviço social na educação, para que assim se possa compreender a sua contribuição para a viabilização e efetivação de direitos sociais.   

Perfil e Trajetórias Acadêmicas de Ingressos e Egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da Universidade Federal da Bahia

O livro apresenta uma pesquisa sobre o perfil dos alunos e alunas ingressos e egressos dos Bacharelados Interdisciplinares da Ufba e analisa as suas trajetórias acadêmicas dentro da universidade. A história do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (Ihac), que sedia esses bacharelados, reflete as transformações pelas quais passou a universidade brasileira nesta e na última década, sendo marcada por inovações curriculares, incremento de percursos formativos interdisciplinares e inclusão de camadas da população menos privilegiadas do ponto de vista econômico. Em meio a esse processo de democratização do ensino superior público, o papel do Ihac, relatado na obra, é o de centro de formação de agentes culturais de transformação. 

Redes de Aprendizagens entre a Escola e a Universidade

A gênese do livro dá-se pela necessidade de repensar as práticas e concepções de leitura e escrita no contexto da escola pública, assim como as concepções de ensino e aprendizagem de língua e literatura. Os autores dos textos são guiados pela preocupação e pelo compromisso com a formação de docentes da educação básica no estado da Bahia. Além desse objetivo primário, é construído um discurso mais ambicioso ao longo da obra, que tensiona a escola, a universidade e suas grades físicas, epistemológicas e curriculares, combatendo o modelo escolar análogo a uma "prisão sem grades".   

Um Ás na Mesa do Jogo: a Bahia na história política da I República (1920-1926)

Autor(a): 

A obra analisa do lugar ocupado pela Bahia no contexto da I República, transcendendo a um retrato em detalhe do que era a política brasileira na época. Uma série de personagens e episódios emblemáticos da história da Bahia é evocada de modo a corporificar toda a trama social e política de um momento tão intenso. O círculo seleto de uma elite que tratava de assuntos privados e públicos na mesma folha de papel é adentrado pela pesquisa do autor. Brito faz, ainda, uso da fotografia como fonte para a história e dá ao leitor a oportunidade de compreender a iconografia histórica do período abordado, cultivada até os dias de hoje.

Vai, Carlos, ser Marighella na vida: outro olhar sobre os caminhos de Carlos Marighella na Bahia

Autor(a): 

O tema principal do livro é o político e militante comunista baiano Carlos Marighella. O maior desafio da obra é o conjunto de mitos que foram engendrados em torno da figura estudada. A partir das biografias de Marighella e de outras fontes, o autor reconstrói parte da trajetória desse importante personagem da história política brasileira do século XX, fornecendo novas informações sobre a sua vida e revelando aspectos relevantes do contexto em que o comunista atuou.

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