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Edufba realiza 42º Festival de Livros e Autores

A Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) promove, nos dias 5 e 6 de outubro, das 17h às 19h, na Biblioteca Reitor Macedo Costa (Ondina, Salvador/BA), o 42º Festival de Livros e Autores da UFBA. Os 14 livros a serem lançados estarão com 30% de desconto para compras feitas presencialmente no evento ou no WhatsApp (71) 99732-6726, e-mail coedufba@ufba.br, Amazon ou Estante Virtual. Os(as) autores(as) e organizadores(as) irão apresentar as obras e conceder autógrafos.

Confira a programação completa do Festival:

Dia 5/10 (quarta-feira): lançamento de “A música no candomblé”, com Angela Lühning e Raul Oliveira; “Charitas et misericordia: morte, caridade e salvação nos testamentos de Cachoeira – Bahia (século XVIII)”, com Tânia Maria Pinto de Santana; “Filosofia clássica e helenística: intersecções e recepções”, com Gislene Vale dos Santos; “Língua(gem) e sexualidade: perspectivas do século XXI”, com Pedro Eduardo de Lima, Fernanda Cerqueira, Fernanda Mota Pereira e Sheila Batista Maia Santos Reis da Costa; “Linguagem, subjetivações e práxis pedagógica: desafios da ciência e da pós-graduação”, com Maria Cecilia de Paula Silva, Dinéa Sobral Muniz, Liane Araújo, Mary Arapiraca e Alexsandro Conceição; “Matrizes estéticas na cena contemporânea: diálogos entre culturas, práticas, pesquisas e processos cênicos”, com Daniela Amoroso e Eliene Benicio

Dia 6/10 (quinta-feira): lançamento de “Mediações científicas potenciais: museus e coleções da Universidade Federal da Bahia/Brasil e da Universidade de Toulouse/Paul Sabatier/França”, com Marcelo Cunha; “O futuro é meu enquanto eu viver”, com Adrielle de Matos Borges Teixeira, Jamile Oliveira Santana Souza, Letícia Chaves, Sandra Andrade da Silva e Sueli Barros da Ressureição; “O mestiço no projeto de formação da identidade brasileira proposto pela Escola do Recife: diálogos com o romantismo alemão”, com Bruno Vivas de Sá, Maria Thereza Ávila Dantas Coelho e José Sacchetta Ramos Mendes; “Os bons frutos de Oitis: a importância da educação em saúde em comunidades rurais mediada por uma universidade em campo”, com Ronaldo Jacobina Ribeiro, Douglas Oliveira Carmo Lima e Patrícia Lima Torreão; “Performances em contextos midiáticos: MTV BR & Rock SSA”, com Juliana Freire Gutmann e Jorge Cardoso Filho; “Poder, religião e sociedade no mundo ibérico-atlântico ”, com Marco Antônio Nunes da Silva; “Professor S/A: o trabalho docente e a formação de professores em tempos de acumulação flexível”, com Luis Paulo B. Silva e Grace Bungenstab Alves; “Territorialidades e suas cartografias de vida”, com Kátia Silva Martins

Data: 
quarta-feira, 5 Outubro, 2022 - 17:00

A Música no Candomblé: etnomusicologia no Ilê Axé Opô Aganju, Bahia

Autor(a): 

Este livro de Angela Lühning é um testemunho de uma época que apresenta importantes aspectos relativos ao funcionamento do candomblé da nação nagô-ketu, religião presente nas diversas regiões do país. Ponto principal são as intrínsecas relações entre o repertório cantado nas cerimônias públicas e suas funções rituais. Realizadas no final dos anos 1980, as análises de cunho etnomusicológico constituem uma base para novas investigações que se proponham a entender os processos percorridos pelo candomblé ao longo destes 30 anos, incluindo possíveis mudanças. Uma religião em mudança pode revelar muito de um país que também se transforma, o que atesta a um livro como este sua contribuição para uma interpretação do Brasil.

 

Charitas et misericordia: morte, caridade e salvação nos testamentos de Cachoeira – Bahia (século XVIII)

Este livro se debruça sobre os testamentos de moradores da vila de Cachoeira e dos seus termos, no século XVIII, para investigar a prática da caridade, analisando-a como uma categoria historicamente construída. Em função disto, buscamos compreender a influência da legislação civil, da escravidão, das relações sociais e interpessoais e da paróquia, em torno da qual se organizou a vida comunitária na sociedade colonial, sobre as escolhas dos testadores, e o papel que exerceram sobre as suas doações testamentárias. Tânia de Santana usa essas fontes históricas para apreender, compreender e interpretar as concepções e práticas da caridade.

 

Filosofia clássica e helenística: intersecções e recepções

Esta coletânea de ensaios de pesquisadores(as) brasileiros(as) na área de filosofia antiga trata de relevantes temas filosóficos tanto do período clássico quanto do helenístico. As reflexões presentes aqui estão comprometidas com as causas filosóficas de outrora e de agora, transpassando extemporaneamente camadas históricas que constituem nosso modo humano de ser. Pensar acerca e desde as questões postas pelo pensamento clássico não é se fixar historicamente onde estes se erigiram, mas saltar, com a reflexão, para qualquer tempo histórico, uma vez que os critérios analíticos estão à disposição da alma que perscruta.

 

Língua(gem) e sexualidade: perspectivas do século XXI

A obra tem a finalidade de reunir pesquisas de diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de apresentar, divulgar e traçar perspectivas acerca das pesquisas multidisciplinares sobre gênero, sexualidade e linguagem, a partir de argumentações diversas na literatura das áreas envolvidas. Entre as áreas estão: sociolinguística, estudos discursivos, estudos de gênero, estudos feministas, línguas de sinais, entre outras, no que diz respeito às práticas linguísticas de diferentes corpos, que vão além dos dicotômicos feminino e masculino, a fim de desenvolver uma série de ferramentas teóricas e metodológicas para a análise crítica dos fenômenos de língua(gem) e sexualidade.

Linguagem, subjetivações e práxis pedagógica: desafios da ciência e da pós-graduação

A obra emerge como um conjunto de reflexões que instituem a potência sublime de políticas de sentido vinculadas a temas como leitura literária, oralidade lúdica e alfabetização, literatura infantil, subjetividade e práxis pedagógica, o pedagógico e a cultura dos sabores, assim como argumentos sobre a escola como instituição educativa. Trata-se de um conjunto de textos bem escritos, pertinentes e relevantes da perspectiva educacional, transversalizados pelo que temos de mais fiel aos princípios fundantes que vinculam e implicam a universidade ao imaginário, à criação e à formação.

 

Matrizes estéticas na cena contemporânea: diálogos entre culturas, práticas, pesquisas e processos cênicos

Esta coletânea apresenta percepções múltiplas sobre os trânsitos entre as práticas culturais e as práticas cênicas na contemporaneidade, visando um diálogo direto entre artistas, intelectuais e acadêmicos(as) da área das artes cênicas num espaço democrático de pontos de vista tanto convergentes quanto conflitantes. Com os conteúdos mais diversos, assim como suas abordagens epistemológicas, conceituais e estéticas, o livro se propõe a apresentar um panorama sobre o estado das pesquisas que transitam entre as artes cênicas e as culturas, possibilitando, assim, perspectivas diversas do lugar de onde se olha e se percebe o(a) outro(a).

Mediações científicas potenciais: museus e coleções da Universidade Federal da Bahia/Brasil e da Universidade de Toulouse/Paul Sabatier/França

 

A obra aborda o patrimônio universitário e sua importância para as sociedades. Destaca-se, ainda, por sua natureza e abordagem comparativa entre os trabalhos sobre os bens culturais universitários de dois países – Brasil e França. Na primeira parte, os autores brasileiros abordam o processo de mediação intercultural e dialógica, a história e a criação de disciplinas a partir das coleções universitárias. Já a segunda parte, em francês, denomina-se “História das coleções e museografia em Toulouse” e analisa aspectos expográficos em relação aos fragmentos científicos e às etiquetas.

 

 

O mestiço no projeto de formação da identidade brasileira proposto pela Escola do Recife

A obra consegue expor com simplicidade e bom senso a questão do mestiço, colocando-o no centro de uma interessante discussão sobre a formação da identidade brasileira, sem se deixar contaminar pelos excessos de uma tal problemática. A ideia dos autores, a princípio, consiste em apresentar o projeto de formação da identidade do povo brasileiro, mostrando de que maneira o romantismo alemão ajudou a divulgá-lo. Atribuem à Escola do Recife um papel fundamental em toda essa história, enfatizando a chamada Geração de 70, protagonizada pelos pensadores Tobias Barreto e Sílvio Romero.

Os bons frutos de Oitis: a importância da educação em saúde em comunidades rurais mediada por uma universidade em campo

A obra convida o(a) leitor(a) a embarcar em uma rica e longa viagem, descrevendo e analisando um programa de extensão universitária criado na Universidade Federal da Bahia (UFBA). O projeto teve como objetivo principal desenvolver práticas de educação popular de saúde na região de Subaúma, em especial no povoado de Oitis, situado no município de Esplanada, na Bahia. Ao longo dos capítulos, os(as) autores(as) descrevem e analisam mais de 15 anos de atividades desenvolvidas na comunidade, pela "Ufba em campo" com mais de 400 estudantes, de 38 Cursos de 25 Unidades Universitários, abordando as mais variadas temáticas que permeiam a educação popular em saúde.

 

 

Performances em contextos midiáticos: MTV BR & Rock SSA

O livro apresenta formas de compreensão do fenômeno da performance no campo da comunicação, especialmente em contextos midiáticos que atravessaram e foram atravessados, entre os anos 1990 e a primeira década dos anos 2000, pela cena rock soteropolitana e pela MTV Brasil. O livro é também um arquivo de performances como forma de reiterar e desestabilizar, agora de modo mais sistemático, contribuições que já vinham sendo produzidas, ao longo de anos de estudo, sobre um fenômeno que os autores consideram central para o processo comunicacional: as performances, inclusive as midiáticas, como possíveis reveladoras de alteridades e ambivalências.

 

Poder, religião e sociedade no mundo Ibero-Atlântico

Esta coletânea procura fornecer uma amostra das pesquisas recentes que têm como eixo central o mundo ibero-americano na modernidade, contribuindo para o desenvolvimento, consolidação e visibilidade dos estudos nessa área. Os autores buscaram estabelecer um espaço de interlocução, fomentando o conhecimento e a troca de informações entre os pesquisadores cujas análises incidem sobre o espaço ibero-americano em uma época de profundas transformações, que moldaram o futuro das sociedades já existentes ou que ali se encontravam em formação.

 

Professor s/a: o trabalho docente e a formação de professores em tempos de acumulação flexível

Este livro surge com a proposta de discutir o papel da licenciatura na formação docente crítica, pensando mecanismos de fortalecimento desses espaços e a valorização da profissão. Ele nasce provocado por professores da educação básica e se estrutura em articulações entre docentes e movimento estudantil do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para discutir e resgatar um projeto de educação popular pautado pelo real e pelo possível. A obra apresenta textos que atentam para a relação entre teoria e prática na transformação da realidade, ou seja, uma práxis educacional.

Compre on-line: Professor s/a: o trabalho docente e a formação de professores em tempos de acumulação flexível : Paulo C. Zangalli Jr.; Luis Paulo B. Silva; Grace Bungenstab Alves: Amazon.com.br

Territorialidades e suas cartografias de vida

Este livro tem por objetivo refletir sobre as formas de territorialidades construídas por  moradores que vivem nas periferias do município de Porto Seguro (BA), bem como compreender as implicações identitárias, culturais e ambientais a que estão submetidas as populações subalternizadas desses bairros, de forma a possibilitar que os mesmos possam identificar, por meio da percepção socioespacial,  a  importância  do  direito  de  acesso e uso dos seus territórios-abrigo. As experiências das vidas narradas aqui colocam em debate autores(as), conceitos e ideias de diversos campos do conhecimento, como geografia, história, sociologia e antropologia.

 

O futuro é meu enquanto eu viver: desafios da psicologia em contextos educacionais

Esta coletânea reúne 11 textos sobre as relações entre psicologia e educação no contexto brasileiro contemporâneo, profundamente marcado por desigualdades sociais e lutas políticas. Ao longo da leitura, são apresentadas especulações teóricas, análises de casos e relatos de pesquisa que procuram refletir sobre diversos contextos educacionais, tensões sociais e raciais no interior das instituições educacionais e trajetórias estudantis.  A obra visa contribuir para a compreensão das práticas de psicólogos(as) e educadores(as) nessa zona tensa, permanentemente assombrada pela desigualdade, pela injustiça e pela violência. 

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