Edufba retoma eventos presenciais com o 39º Festival da UFBA
Avaliação em saúde: elementos teóricos e recomendações para a elaboração de projetos
Pesquisa Aplicada & Inovação V.3
O livro foi escrito para profissionais que desejem compreender os princípios e as aplicações dos métodos e tecnologias na contemporaneidade. O texto é apresentado de forma a torná-lo acessível a qualquer pessoa, independente do conhecimento prévio das diversas tecnologias. Apresenta-se como material adequado para os cursos de graduação e pós-graduação nas mais diversas áreas, da educação à mobilidade urbana e com ênfase especial na área de saúde e biomedicina.
Balança mas não cai: memórias do jornalismo
Caleidoscópios: 60 anos de Evando Nascimento
Negras(os) da Guiné e de Angola: nações africanas, vivências e sociabilidades em Sergipe (1720-1835)
O livro aborda as nações africanas e alguns dos seus rearranjos em Sergipe, entre os séculos XVIII e primeiras décadas do século XIX. No trabalho, são identificadas as principais nações africanas por vila, mapeando os homens e mulheres africanos em todas as Vilas sergipanas existentes naquele período e como se organizavam. Esses elementos diferenciam essa obra de outras sobre a temática e marca o ineditismo do livro ao inserir Sergipe no debate.
NEGRAS, Quilombo Afetivo: abrindo caminhos através da extensão
O livro é fruto de encontros entre as integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS) – docentes, pesquisadoras, estudantes – e outros acadêmicos, ativistas das causas raciais e de gênero, estudantes do ensino básico e pessoas da vida real que foram atraídas por nossas atividades. A obra compila duas atividades realizadas pelo Núcleo. Na primeira seção, há os desdobramentos promovidos pelas edições do Cine NEGRAS, já a segunda seção vai se entrelaçando entre os textos produzidos pelos(as) participantes do curso de extensão numa lógica mais reflexiva e temática.
Para que serve a biblioteca pública?: novas configurações para o século XXI
O livro reúne 11 textos que versam sobre a importância da biblioteca pública, no contexto brasileiro, propondo uma reflexão sobre as novas políticas públicas voltadas para essas bibliotecas e as ações e atividades culturais oferecidas por elas para aproximar a população de suas estruturas físicas, reforçando sua vocação de espaço social e de interação. Assim, a obra contribui para a compreensão de grandes mudanças e inovações, face às multiplicidades existentes na conexão entre leitura, informação, cultura e biblioteca, e como o conhecimento de tais conexões podem ser utilizados para ampliar a ação sobre o mundo.
Práticas de ensino da leitura e da escrita na escola pública: linguagens e subjetividades
A obra apresenta trabalhos desenvolvidos por professoras(es) de língua portuguesa comprometidas(os) com uma formação mais crítica e criativa das(os) estudantes. Estão reunidas experiências de ensino com foco na criação literária, nos gêneros discursivos mediados pelas tecnologias digitais e nas práticas de escrita crítica engajadas em abordagens de ensino. Assim, os capítulos presentes no livro trazem, ainda, importantes reflexões conceituais em diálogo com a prática docente, desenhando um percurso em que a teoria e a prática não se dividem. Pelo contrário, são parte de um mesmo processo de construção de parâmetros para um conceito de educação pública de qualidade, gratuita e inclusiva.
Design para inovação social: perspectivas metodológicas e casos relevantes = Design for social innovation: methodological perspectives and relevant cases
O design para a inovação social tem sido apresentado como um campo de atuação com diversas abordagens processuais e entendimentos metodológicos. No entanto, ele carece de mais exemplos e de maior detalhamento de ações capazes de motivar novos projetos e aplicações, com vistas a alcançar respostas de design com foco em melhoria de bem-estar e qualidade de vida. A proposta desse livro é marcar o campo do design para inovação social e ampliar o repertório de projetos por meio de uma base sólida de referências e exemplos de atuação consciente, responsável e socialmente inovadora para designers, projetistas e decisores, na perspectiva de contribuição para novos estudos e novas redes de conhecimento. O livro traz trabalhos de universidades brasileiras e estrangeiras, com textos em português, inglês e italiano.
Bahia: política e sociedade (1930-1940)
A coletânea é composta por artigos que analisam indivíduos, atores coletivos, homens e mulheres, sob suas condições de classe, raça e gênero que marcaram os horizontes de meados do século XX. Possui um recorte de natureza primordialmente política, sem descuidar da economia e da vida cotidiana. Ao longo da leitura, são abordados temas como: militantes de esquerda, líderes políticos de traços oligárquicos e autoritários, populações em deslocamento, gente com fome, protagonistas negros ocupando espaços nos partidos dos grupos dirigentes locais, mulheres combativas lançando mão da prosa e da poesia e utopias acerca do passado, presente e futuro.
Agrobiodiversidade, segurança alimentar e tecnologias sociais
O livro é resultante de uma coletânea de capítulos que contemplam diversos assuntos que perpassam a agrobiodiversidade, a segurança alimentar e as tecnologias sociais (TS) voltadas para comunidades tradicionais. O livro está dividido em duas partes: na primeira são discutidos temas mais voltados para a agrobiodiversidade e segurança alimentar, enquanto a segunda se volta para as tecnologias sociais. No que se refere às TS, os temas são abordados sob a óptica da análise cognitiva como estratégias de superação da pobreza, além de terem relevância socioeconômica para a segurança alimentar e, consequentemente, para a saúde da população avaliada.
Os saberes em desenho do professor Manuel Raymundo Querino
Por meio da análise de duas obras raras de Manuel Querino, “Desenho linear das classes elementares (1903)” e “Elementos de desenho geométrico (1911)”, os artigos presentes no livro abrangem questões de ordem política, econômica, educacional e histórica que caracterizaram o pensamento e a prática do ensino do desenho, difundidos no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia e no Colégio dos Órfãos de São Joaquim, espaços de formação de mão de obra técnica para pobres, ex-escravos e filhos de operários, no Brasil republicano do final do século XIX. O livro é o volume três da "Coleção Ação Referência".
Edificar a igreja, consolidar o império
A obra aborda a história religiosa do Brasil entre meados do século XVII e do XVIII, investigando os impactos da formação acadêmica no desempenho do episcopado nas dioceses baiana, pernambucana e fluminense. A autora reconstitui e explica o que os bispos e arcebispos dessas dioceses fizeram e em quais circunstâncias, possibilitando conhecer não apenas a biografia desses indivíduos, como também o funcionamento da Igreja e os seus plurais impactos naquelas regiões do ultramarino português. No final, apresenta-se um apêndice que resume os dados da passagem desses bispos pela Universidade de Coimbra.
Ricinus communis L.: sementes, envelhecimento e estresse oxidativo
A obra é uma compilação de publicações científicas com foco nos mais diversos mecanismos biológicos, bioquímicos, fisiológicos e moleculares envolvidos em processos estudados, mas nunca esgotados, principalmente em sementes de culturas agrícolas como a mamona. As autoras trazem à luz conhecimentos sobre qualidade de sementes, os estresses oxidativos aos quais estas estão sujeitas, com ênfase em enzimas antioxidantes e ciências ômicas, que permitem análise de sistemas biológicos para a identificação e caracterização de biomarcadores de qualidade e envelhecimento de sementes, entre outros assuntos.
Saúde-doença-cuidado de pessoas negras: expressões do racismo e de resistência
A coletânea reúne resultados e reflexões baseadas em pesquisas e práxis político-social no campo da saúde da população negra, sendo um dos produtos do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD/Capes) entre três programas de pós-graduação - Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGSAS/UFPA), Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (PPGSC/UEFS); Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC/ISC-UFBA). O racismo e as repercussões na saúde individual e coletiva de negros e negras do país constitui o foco deste I volume.
Infâncias do sul global: experiências, pesquisa e teoria desde a Argentina e o Brasil
A obra reúne contribuições de pesquisadoras(es) argentinas(os) e brasileiras(os) sobre a condição de ser criança nesses dois países. O conjunto dessas contribuições visa instigar uma discussão sobre a singularidade da posição da criança nessas localidades da América Latina, tendo em vista a seguinte questão: como a condição de ser criança na Argentina e no Brasil pode desafiar as teorias vigentes no campo da infância e fazer emergir questões de pesquisa não pautadas na agenda internacional de investigação.
Imagens da resistência: dimensões estéticas e políticas
O livro faz uso da estética e da política para dar forma visível aos afetos da indignação, do desejo, do sofrimento, assim como da felicidade, da esperança e de tantos sentimentos e emoções que animam os levantes. Autoras e autores de diversas áreas do conhecimento refletem, de modo transdisciplinar, sobre as bases teóricas e também sobre as mais diversas manifestações e expressões imagéticas do desejo de insurgir. Assim, a obra reúne um conjunto de textos e imagens destinados a iniciantes, estudantes e pesquisadoras(es), do campo da inflexão entre comunicação, estética e política.
A dimensão moral: rumo a uma nova economia
A obra propõe uma crítica ao neoliberalismo e ao fundamento de um novo paradigma socioeconômico, com enfoque maior no comportamento humano, em especial o econômico. Para isso, a argumentação se ocupa de variados temas da economia, mas também de filosofia, sociologia, psicologia e outras áreas. Etzioni revela o esforço de reatar fios rompidos por autores que descolam a economia do conjunto da vida social, mostrando que a noção neoclássica de que o mercado é um sistema separado e autossuficiente cede diante das evidências de que as diferenças culturais, políticas e sociais incidem na forma de funcionamento do mercado em variados contextos.
Nas ruas: abolicionismo, republicanismo e movimento operário no Recife
A obra explora os movimentos abolicionista, republicano e operário sob o prisma da participação política de trabalhadores livres, libertos e escravizados. Abordando o agitado cenário de manifestações públicas ocorridas na capital pernambucana durante a virada do século XIX, o livro apresenta uma contribuição nova à nossa compreensão sobre as lutas por direitos sociais e políticos entre os de baixo.
O genocídio velado: investigação histórica
A obra foi lançada, originalmente, em 2008, na França. Polêmico ao se referir a membros de sua própria religião, o professor Tidiane N’Diaye fala de “genocídio” para caracterizar os tráficos de escravizados transaariano e oriental praticados por seguidores do Islã durante 13 séculos (VII-XX). Essas investidas vitimaram mais de 17 milhões de escravizados, que foram mortos, castrados e deslocados de suas origens sem interrupção. Os enormes grupos foram obrigados a cruzar o deserto a pé para chegar ao Magrebe, Egito ou Península Arábica via Zanzibar. No entanto, esse comércio de escravos foi minimizado, ao contrário do comércio ocidental com a América. Assim, a obra é um mergulho profundo nessa investigação histórica, lançada, originalmente, em 2008, na França e agora, pela primeira vez, em uma tradução no Brasil.